Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/255
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de atividades experimentais em educação ambiental para conteúdos do 1º ano do ensino médio com a utilização de protótipos de filtro de carvão ativado de caroços de açaí (Euterpe oleracea)
Autor(es): LEITE, Rodolfo Carmo de Souza
Primeiro Orientador: GOMES, Jorge Emílio Henriques
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, Jamil da
Resumo: As sementes de açaí são bastante abundantes no município de Macapá, constituindo-se resíduos da indústria local de produção de suco de açaí, este resíduo pode ser transformado em carvão ativado e utilizado como um adsorvente para processos de separação de misturas. Por outro lado, muitos conhecimentos sobre estes conceitos são pouco explorados em livros didáticos, que raro apresentam propostas de experimentação e contextualização em sala de aula. Este trabalho visa contribuir no sentido de congregar estes aspectos práticos e teóricos, dessa forma procedeu-se, no primeiro momento, a fabricação e ativação do carvão a partir de caroços de açaí, confeccionando posteriormente dois protótipos de filtros que podem ser utilizados para fins didáticos. No segundo momento foram realizadas análises em livros didáticos afim de verificar como conceitos estão sendo abordados, relacionados aos conteúdos de substâncias, fases (misturas) e separação de misturas, levando em consideração a contextualização e experimentação prática, para posteriormente, propor metodologias experimentais que possam ser utilizados por professores e pesquisadores, para planejar e executar intervenções em sala de aula. Os resultados mostraram a viabilidade de utilizar o carvão ativado de açaí como agente adsorvente no processo de filtração e separação de misturas, além de apontar que os conceitos envolvidos nesse processo são pouco aproveitados nos livros didáticos no sentido de propor atividades práticas e experimentais em sala de aula, que permitam ao aluno internalizar da melhor forma os conceitos repassados. O trabalho apresenta importância, na medida em que propõe intervenções práticas através de elementos do cotidiano local e materiais de baixo custo, que podem ser aplicadas mesmo em escolas com poucos ou nenhum recurso para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Abstract: Açaí seeds are quite abundant in the municipality of Macapá, among others, constituting residues from the local açaí juice production industry, this residue can be transformed into activated carbon and used as an adsorbent for mixture separation processes. On the other hand, much knowledge about these concepts is little explored in textbooks, which rarely present proposals for experimentation and contextualization in the classroom. This work aims to contribute in this sense, in this way, at the first moment, the manufacture and activation of charcoal from açaí stones was made, subsequently making two prototypes of filters that can be used for educational purposes. In the second moment, analyzes were carried out in didactic books in order to verify how concepts are being approached, related to the contents of substances, phases (mixtures) and separation of mixtures, taking into account the contextualization and practical experimentation, and later on, for proposing practical class methodologies. and experimental ones that can be used by teachers and researchers, to plan and execute inventions in the classroom. The results showed the feasibility of using the activated carbon of açaí as an adsorbent agent in the process of filtration and separation of mixtures, in addition to pointing out that the explored concepts are little used in textbooks in order to propose practical and experimental activities in the classroom, that allow the student to internalize the concepts passed on in the best way. The work is important, as it proposes practical interventions through elements of local daily life and low-cost materials, which can be applied even in schoolchildren with few or no resources for the development of pedagogical activities.
Palavras-chave: Açaí - caroço
Educação ambiental - atividade experimental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: LEITE, Rodolfo Carmo de Souza. Proposta de atividades experimentais em educação ambiental para conteúdos do 1º ano do ensino médio com a utilização de protótipos de filtro de carvão ativado de caroços de açaí (Euterpe oleracea). 2020. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/255
Data do documento: 29-Out-2020
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEITE(2021) Propostas de atividades experimentais.pdf949,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons