Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GOMES, Jorge Emílio Henriques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238546538854566pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Jamil da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037424084456542pt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Rodrigo de Sousa-
dc.date.accessioned2021-02-17T13:44:40Z-
dc.date.available2020-11-11-
dc.date.available2021-02-17T13:44:40Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Rodrigo de Sousa. A paródia como instrumento didático-pedagógico na aprendizagem dos hidrocarbonetos na química orgânica. 2020. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/252-
dc.description.abstractThis research aims to contribute with the teaching of chemistry, understanding how the use of parody drives the learning of hydrocarbons in the teaching of Organic Chemistry, in order to provide students with a differentiated and productive class. The teaching-learning process of chemistry has generated difficulties and discomfort among students due to the learning obstacles in the teaching process, existing in the teaching process of the discipline. Parody presents itself as an effective alternative, being a tool in the teaching of chemistry to make the class more dynamic and productive, strengthening the relationship between the teacher and the student, thus improving the teaching-learning process. Music is considered a stimulus for obtaining answers, according to behaviorist learning theories and can be a form of teaching aid, duly based and related to socio-historical and constructivist cognitive theories. In this trail the research was developed in a public school in the city of Santana - AP and two questionnaires were applied as a research instrument at different times, the first being a questionnaire of diagnosis, leveling and observing with regard to the students about teaching methodologies. In the second moment the questionnaire was applied after the intervention in the class which was proposed and applied the differentiated methodology with the use of parody. The level of understanding and apprehension of the research subjects was observed. The collected data was analyzed qualitatively and quantitatively, for the closed questions the answers were demonstrated through graphs. In this context, the results obtained were achieved, because it was not only found that the methodology employed in the classroom directly influences learning as a process of construction of student knowledge, but also language is a determining factor in the understanding of teaching Chemistry. Thus, this research socially contributes to deepen the aspects used by researchers such as the textual language used in classes by assigning new ways to propagate knowledge, such as the use of parodies.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa contribuir com o Ensino de Química, compreendendo como o uso da paródia propulsiona a aprendizagem dos hidrocarbonetos no ensino da Química Orgânica, com o intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada e produtiva. O processo de ensino-aprendizagem da Química tem gerado dificuldades e desconforto entre os estudantes, em função dos obstáculos na aprendizagem, existentes no processo de ensino da disciplina. A paródia apresenta-se como alternativa eficaz, sendo uma ferramenta no ensino para tonar a aula mais dinâmica e produtiva, estreitando a relação entre professor e aluno, melhorando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. Considera-se, conforme teorias de aprendizagem behavioristas, que a música é um estímulo para a obtenção de respostas e pode ser uma forma de auxiliar no ensino, devidamente embasada e relacionada à teorias cognitivas socio- históricas e construtivistas. Nessa trilha, a pesquisa desenvolveu-se em uma escola do ensino público da cidade de Santana – AP, onde foram aplicados dois questionários como instrumento de pesquisa, em momentos distintos: no primeiro, fez-se um questionário de diagnóstico, nivelamento e observação, sobre metodologias de ensino, no que diz respeito aos alunos; no segundo momento, o questionário foi aplicado após a intervenção na turma a qual foi proposta e aplicada a metodologia diferenciada, com o uso da paródia. Observou-se o nível de apreensão e compreensão dos sujeitos pesquisados. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Para as perguntas fechadas, as respostas foram demonstradas por meio de gráficos. Nesse contexto, os resultados obtidos foram alcançados, pois, não só foi constatado que a metodologia empregada em sala de aula influencia diretamente no aprendizado como processo de construção do conhecimento do aluno, como também o fato de a linguagem ser fator determinante na compreensão do Ensino de Química. Destarte, esta pesquisa contribui, socialmente, para que sejam aprofundados por pesquisadores aspectos como a linguagem textual utilizada em aulas, atribuindo aos educadores novas formas de propagar o conhecimento, como exemplo, a utilização de paródias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-17T13:43:37Z No. of bitstreams: 2 CAVALCANTE (2020) A PARÓDIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO.pdf: 1374987 bytes, checksum: b2ba073ff6f6092398c6c2eabb1cbeb1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-17T13:44:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CAVALCANTE (2020) A PARÓDIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO.pdf: 1374987 bytes, checksum: b2ba073ff6f6092398c6c2eabb1cbeb1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-17T13:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CAVALCANTE (2020) A PARÓDIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO.pdf: 1374987 bytes, checksum: b2ba073ff6f6092398c6c2eabb1cbeb1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectHidrocarbonetospt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectParódia - didático-pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICApt_BR
dc.titleA paródia como instrumento didático-pedagógico na aprendizagem dos hidrocarbonetos na química orgânicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAVALCANTE (2020) A PARÓDIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons