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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Leila Cristina Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2165288252819360pt_BR
dc.creatorSOUZA, Aline Gabriely Bezerra de-
dc.date.accessioned2020-10-27T14:54:46Z-
dc.date.available2020-10-01-
dc.date.available2020-10-27T14:54:46Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Aline Gabriely Bezerra de. Análise das propriedades da argamassa produzida com adição do resíduo da borracha de pneu triturado. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/248-
dc.description.abstractThe large amount of discarded tires in our country has motivated proposals for actions that reduce environmental impacts and the execution of research on probable methods of how they can be reused. The objective of this work is to reuse the crushed tire from the rubber residue, inserting it in the mortar paste, partially replacing the fine aggregate for analysis of its properties, to then be classified and how it can be used in construction industry. For this, some tests were carried out, such as the consistency index, water absorption by capillarity, axial compression, in addition to the ultrasound test on reference specimens, with 10%, 20% and 30% residue. In the axial compression test at 28 days of curing, for the 1: 4 line, the mortar without the addition of rubber had resistance, on average, 13.5 MPa and, while with the addition of rubber for each line, the values of 6.24 MPa for 10%, 2.65 MPa for 20% and 0.66 MPa for 30%, with a decrease in strength. Thus, even with the drop in resistance, in relation to a conventional sand and cement mortar, we cannot rule out its use in civil construction, as this is not the only necessary requirement to define the applicability of this mortar with the addition of the residue of rubber.pt_BR
dc.description.resumoA grande quantidade de pneus descartados em nosso país tem motivado propostas de ações que diminuam os impactos ambientais e a execução de pesquisas sobre métodos prováveis de como podem ser reaproveitados. O objetivo deste trabalho é fazer o reaproveitamento do pneu triturado a partir do resíduo da borracha, inserindo-o na pasta de argamassa substituindo, parcialmente, o agregado miúdo para ser feita análises de suas propriedades, para então ser classificada e como poderá ser utilizada na indústria da construção civil. Para isso, foram realizados alguns ensaios como o índice de consistência, absorção de água por capilaridade, compressão axial, além do ensaio de ultrassom em corpos-de-prova de referência, com 10%, 20% e 30% de resíduo. No ensaio de compressão axial aos 28 dias de cura, para traço 1:4, a argamassa sem adição de borracha, teve resistência, em média, 13,5 MPa e, enquanto que com adição de borracha para cada traço, obteve-se os valores de 6,24 MPa para com 10%, 2,65 MPa para com 20% e 0,66 MPa para com 30%, havendo uma diminuição da resistência. Desse modo, mesmo com a queda da resistência, em relação a uma argamassa convencional de areia e cimento, não podemos descartar a utilização da mesma na construção civil, pois esse não é o único requisito necessário para definir a aplicabilidade desta argamassa com adição do resíduo da borracha.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2020-10-27T14:52:57Z No. of bitstreams: 2 Souza (2019) - ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DA ARGAMASSA PRODUZIDA COM ADIÇÃO DO RESÍDUO DA BORRACHA DE PNEU TRITURADO.pdf: 1515336 bytes, checksum: e609c816cac5e682db672a0d4b7b6adc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArgamassapt_BR
dc.subjectResíduos de borrachapt_BR
dc.subjectPneu triturado - resíduospt_BR
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.titleAnálise das propriedades da argamassa produzida com adição do resíduo da borracha de pneu trituradopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Tecnologia em Construção de Edifícios



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