Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOPES, Andreia dos Santos-
dc.creatorMONTEIRO, Raquel Ponsiano-
dc.date.accessioned2025-06-04T11:40:21Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-04T11:40:21Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationLOPES, Andreia dos Santos, MONTEIRO, Raquel Ponsiano, PRAZERES, Hamilton Tavares dos. Diferenças geracionais na Comunicação no ambiente de Trabalho: como as gerações se Comunicam e como isso afeta a Produtividade. Revistaft, Rio de Janeiro, v. 29, n.146, p. 16-17, maio/2025.pt_BR
dc.citation.volumev. 29pt_BR
dc.citation.issuen.146 maio/2025 / 29/05/2025pt_BR
dc.citation.spage16pt_BR
dc.citation.epage17pt_BR
dc.identifier.doi10.69849/revistaft/dt10202505291516pt_BR
dc.identifier.issn1678-0817 Qualis B2pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1190-
dc.description.abstractThe workplace is a place where there may be several “representatives” of different generations. Each generation — Baby Boomers, X, Y and Z — has different behaviors, expectations and communication styles, which requires leaders to act more strategically and empathetically. Corporate communication, in this context, becomes a key element in promoting integration, cooperation and efficiency among employees. The main objective of the article is to understand how these different generations interact in the workplace and how this can affect productivity. The specific objectives include: Identifying the main communication characteristics of each generation present in the corporate environment, developing a framework identifying each generation and its characteristics, proposing strategies that facilitate intergenerational communication, and promoting a more collaborative work environment. It also seeks to answer the following questions: What are the main differences between generations and how do they communicate in the workplace? What are the differences in communication and how can they affect productivity? And what strategies can be implemented to reduce generational conflicts and improve communication in the workplace? The research is characterized as documentary and bibliographical, using a qualitative approach to analyze and interpret data from 2010 onwards. The article presents strategies for improving communication and mitigating conflicts within the workplace. Thus, the article sought to answer the initial questions as planned, seeking bases in relevant publications that could contribute to the discussion on generations and their impacts on productivity and communication problems. We always seek to demonstrate an understanding of generations, creating strategies that can be applied to the corporate environment in a simple and direct way.pt_BR
dc.description.resumoO ambiente de trabalho é um local onde podem ter vários “representantes” de diferentes gerações, cada geração — Baby Boomers, X, Y e Z — possui comportamentos, expectativas e estilos de comunicação distintos, o que exige das lideranças uma atuação mais estratégica e empática. A comunicação corporativa, nesse contexto, torna-se um elemento-chave para promover integração, cooperação e eficiência entre os colaboradores. O objetivo principal do artigo é compreender como essas diferentes gerações se relacionam no ambiente de trabalho e como isso pode afetar a produtividade. Dentro dos objetivos específicos estão: Identificar as principais características comunicacionais de cada geração presente no ambiente corporativo, desenvolver um quadro identificando cada geração e suas características, propor estratégias que facilitem a comunicação intergeracional promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo. Busca também responder aos questionamentos: Quais são as principais diferenças entre as gerações e como elas se comunicam no ambiente de trabalho? Quais e como as divergências de comunicação podem afetar a produtividade? E quais estratégias podem ser implementadas para reduzir os conflitos de gerações e melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? A pesquisa se caracteriza como documental e bibliográfica, utilizando a abordagem qualitativa para analisar e interpretar dados a partir de 2010. O artigo apresenta estratégias para melhoria da comunicação e mitigação de conflitos dentro do ambiente de trabalho. Dessa forma, o artigo buscou responder aos questionamentos iniciais de acordo com o planejado, buscando bases em publicações relevantes, que pudessem contribuir com a discussão sobre as gerações e os impactos na produtividade e problemas na comunicação. Buscamos sempre evidenciar a compreensão das gerações, criando estratégias que possam ser aplicadas ao ambiente corporativo de forma simples e direta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raquel Monteiro (raqueladm105@gmail.com) on 2025-06-01T12:55:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DIFERENÇAS GERACIONAIS NA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO – ISSN 1678-0817 Qualis B2.pdf: 802341 bytes, checksum: 2b38a0249c4971b36de5e9bff8c32ca1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andreia Lopes e Raquel Monteiro Para correção de autodepósito: 1- Colocar nome do orientador; 2- colocar Resumo e Abstract; 3- palavras-chave deve colocar uma em cada caixa, clicando em adicionar mais +, para que fiquem uma a baixo da outra, e devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 4- citação, é a referência do artigo de periódico, vê exemplos na coleção de seu curso; 5- renomear PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-06-03T14:58:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raquel Monteiro (raqueladm105@gmail.com) on 2025-06-03T16:13:39Z No. of bitstreams: 2 MONTEIRO(2025) DIF.pdf: 802341 bytes, checksum: 2b38a0249c4971b36de5e9bff8c32ca1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andreia Lopes e Raquel Monteiro Para correção de autodepósito acesse: https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Tutorial_de_autodeposito_do_RIIFAP.pdf 1-Ainda não corrigiu citação, segue modelo, ex: VIEGAS, Eliane dos Santos; TORRES, Geyson da Silva. Plano de negócio da espetaria Torres. 2025. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Admisnistração) -Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2025. 2- renomear PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título; Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-06-03T18:24:33Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raquel Monteiro (raqueladm105@gmail.com) on 2025-06-03T19:02:13Z No. of bitstreams: 2 MONTEIRO(2025) DIF.pdf: 802341 bytes, checksum: 2b38a0249c4971b36de5e9bff8c32ca1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-06-04T11:40:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONTEIRO(2025) DIF.pdf: 802341 bytes, checksum: 2b38a0249c4971b36de5e9bff8c32ca1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-04T11:40:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONTEIRO(2025) DIF.pdf: 802341 bytes, checksum: 2b38a0249c4971b36de5e9bff8c32ca1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofDIFERENÇAS GERACIONAIS NA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: como as gerações se comunicam e como isso afeta a produtividadept_BR
dc.relation.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntergeracionalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIntergenerationalpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectWorkplacept_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.titleDiferenças geracionais na comunicação no ambiente de trabalho: como as gerações se comunicam e como isso afeta a produtividadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO(2025) DIF.pdfLOPES, MONTEIRO (2025) - Diferenças geracionais na comunicação783,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons