Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1183
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: A importância do uso racional da água: uma proposta integradora da BNCC no ensino de Química para o Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): The importance of rational water use: a proposal to integrate the BNCC into high school chemistry teaching
Autor(es): RAMOS, Clebson da Silva
Primeiro Orientador: ALMEIDA, David Figueiredo de
Resumo: A conscientização de que o uso da água de forma racional é de extrema importância para a humanidade, além de ser um recurso mineral rico para o consumo animal e vegetal, sendo um assunto ambiental bastante discutido nos ambientes educacionais, visto que foi um tema escolhido para a eletiva das ciências da natureza na escola estadual Raimunda dos Passos durante as aulas concretizadas no ensino da componente curricular Química no Ensino Médio Integral, é um instrumento essencial para o processo de ensino e aprendizagem nos conceitos estabelecidos por professores e alunos durante os conteúdos ministrados, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, demonstra-se a eficácia de serem organizadas as principais definições que o uso adequado da água contém dentro e fora do ambiente escolar. Assim, a proposta integradora da presente pesquisa teve como objetivo mostrar a água como proposta integradora para o ensino e aprendizagem de química no Ensino Médio Integral, no qual buscamos introduzir várias possibilidades de metodologias para abordar a temática nas aulas da eletiva a respeito da água que vemos e não vemos. Para esse fim, contou-se com os instrumentos didáticos usados pelo professor, ou seja, a sequência didática a ser utilizada para que o projeto consiga resultados. Nesse sentido, estão relacionadas as entrevistas de forma direta, os questionários participativos, a observação dos aspectos físicos e químico da água no microscópio, construções de filtros de água com materiais alternativos e a observação em um sistema de tratamento de água a partir da aula campo. A investigação partiu do seguinte questionamento: quais as estratégias de pesquisa utilizadas por professores e alunos no que se refere ao uso racional da água para o processo de ensino e aprendizagem durante as aulas de Química no Ensino Médio? Os instrumentos e técnicas para produção dos dados utilizados foram obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, abordando os principais aspectos do livro didático do ensino de Química em aulas no Ensino Médio Integral. Alguns pesquisadores fundamentaram este trabalho, entre eles apontamos Santos Júnior et al (2013), Guimarães e Giordan (2013), V. M. Silva, Dantas Filho e G. N. da Silva (2020), Foleis et al (2015), Santos e Rodrigues (2018), H. C. Silva, M. Silva e Gomes (2012), dentre outros. Instigar no educando a aprendizagem e os conceitos de Ciências no Ensino Médio é uma das principais tarefas do professor enquanto formador de opinião, educando o aluno e promovendo o contínuo aprendizado. Levando em consideração que os conceitos desenvolvidos durante as aulas deverão ser concretizados de maneira contínua na rotina escolar, as medidas de respeito e promoção do ensino ambiental devem ser realizadas de forma frequente, a fim de promover as definições estabelecidas pelos docentes e assimiladas pelos discentes em favor de uma aprendizagem significativa, onde o aluno possa estabelecer situações que o levem a refletir sobre si e sobre o outro.
Abstract: Raising awareness that the rational use of water is extremely important for humanity, as well as being a rich mineral resource for animal and plant consumption, is an environmental issue that is widely discussed in educational environments, since it was a theme chosen for the natural sciences elective at the Raimunda dos Passos state school during the classes held in the teaching of the chemistry curriculum component at the Comprehensive High School, and is an essential tool for the teaching and learning process in the concepts established by teachers and students during the content taught according to the National Common Curriculum Base (BNCC). This demonstrates the effectiveness of organizing the main definitions of the proper use of water inside and outside the school environment. Thus, the integrative proposal of the research aimed to show water as an integrative proposal for teaching and learning chemistry in comprehensive high school, in which we sought to introduce various possibilities of methodologies to address the theme in the elective classes about the water we see and don't see. To this end, we relied on the didactic tools used by the teacher, in other words, the didactic sequence to be used for the project to achieve results. These include direct interviews, participatory questionnaires, observing the physical and chemical aspects of water under a microscope, building water filters with alternative materials and observing a water treatment system in the field. The investigation was based on the following question: what research strategies do teachers and students use with regard to the rational use of water in the teaching and learning process during high school chemistry lessons? The instruments and techniques used to produce the data were obtained from qualitative and quantitative research, addressing the main aspects of the chemistry teaching textbook in comprehensive high school classes. Some researchers provided the basis for this work, including Santos Júnior et al (2013), Guimarães and Giordan (2013), V. M. Silva, Dantas Filho and G. N. da Silva (2020), Foleis et al (2015), Santos and Rodrigues (2018), H. C. Silva, M. Silva and Gomes (2012), among others. Encouraging students to learn science concepts in secondary school is one of the main tasks of teachers as opinion formers, educating students and promoting continuous learning. Taking into account that the concepts developed during lessons should be implemented continuously in the school routine, measures to respect and promote environmental education should be carried out frequently in order to promote the definitions established by teachers and assimilated by students in favor of meaningful learning, where students can establish situations that lead them to reflect on themselves and others.
Palavras-chave: Ferramenta
Rotina escolar
Aprendizagem
Conceitos
Processo
tool
concepts
learning
school routine
process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Ensino de Química
Citação: RAMOS, Clebson da Silva. A importância do uso racional da água: uma proposta integradora da BNCC no ensino de Química para o Ensino Médio. 2023. 21f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Química) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1183
Data do documento: 20-Fev-2023
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS (2023) - A importância do uso racional da água.pdf341,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons