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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-3855-1903 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3302593317549578 | pt_BR |
dc.creator | CASTRO, Thayrine de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4038793412214172 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T09:20:21Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10 | - |
dc.date.available | 2025-04-24T09:20:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Thayrine de Souza. Análise do uso de plantas medicinais amazônicas como proposta didática regionalizada no ensino de funções orgânicas. 2025. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1173 | - |
dc.description.abstract | In view of the current scenario and changes in teaching in schools in Brazil, this study aims to propose and understand how the association of popular and scientific knowledge of medicinal plants contributes to the teaching and learning of organic functions, as well as its potential in the regionalized contextualization of this theme following the skills and competencies set out in the BNCC. As this is a qualitative bibliographic research, 9 articles were collected with the descriptors: Uncaria tomentosa, Endoupleura uxi, Baccharis trimera, where the chemical composition, biological activities and the cultural and regional context of the use of medicinal plants of these Amazonian species were analyzed. Based on the articles found, a content analysis was performed for interpretation and discussion of them. The results demonstrated the great potential of these Amazonian species for teaching organic functions, and their chemical structures can be used to identify functions and clarify their biological activity in the human body, as well as their medicinal efficiency, emphasizing their contribution not only to teaching, but to health and civic responsibility, which are essential in teaching chemistry. | pt_BR |
dc.description.resumo | Em vista do cenário atual e as mudanças no ensino nas escolas do Brasil, o presente trabalho tem por objetivo propor e entender como a associação do conhecimento popular e científico de plantas medicinais contribui no ensino-aprendizagem de funções orgânicas, assim como sua potencialidade na contextualização regionalizada desta temática seguindo as habilidades e competências dispostas na BNCC. Tratando-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, foram levantados 9 artigos com os descritores: Uncaria tomentosa, Endoupleura uxi, Baccharis trimera onde foram analisados a composição química, atividades biológicas e o contexto cultural e regional do uso de plantas medicinais destas espécies amazônicas. Com base nos artigos encontrados foi feita uma análise de conteúdo para interpretação e discussão dos mesmos. Os resultados evidenciaram a grande potencialidade destas espécies amazônicas para o ensino de funções orgânicas, podendo utilizar-se de suas estruturas químicas para a identificação de funções e esclarecer sua atividade biológica no corpo humano, assim como sua eficiência medicinal, enfatizando sua contribuição não apenas para o ensino, mas para a saúde e responsabilidade cidadã que são essenciais no ensino de química. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thayrine Castro (thayrinesouza912@gmail.com) on 2025-04-10T22:08:46Z No. of bitstreams: 1 CASTRO (2025) - Análise do uso de plantas medicinais.pdf: 4793738 bytes, checksum: 3cd305eed35ebf4a675de1e0cb97c0c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Thayrine Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa e folha de rosto, colocar local e ano no limite da parte inferior da folha, a 2cm; 2- espaçamento 1,5 entre título Agradecimentos e texto; 3- melhorar o alinhamento dos títulos da lista de figura; 4- verificar a margem superior da folha do sumário, deve está no limite de 3cm, e ainda, a fonte das letras deve ser a mesma para todo o sumário. Verificar esse limite 3cm de margem em todas as folhas; 5- não deve dá espaçamento entre um parágrafo e outro, ver a partir da Introdução; 6- veja que o espaçamento entre seções e subseções é 1,5, o mesmo entre seções e subseções e seus textos; 7- referências: - não precisa repetir o nome do autor no meio da referência; - edição, retirar o traço - 1a ed. - , correto: 1.ed. - título não colocar em caixa alta, somente destacar; - tem títulos que faltam ser destacados; - local e editora não se destaca; - o que separa título de edição não é vírgula, e sim ponto; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-11T14:33:06Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Thayrine Castro (thayrinesouza912@gmail.com) on 2025-04-15T11:01:35Z No. of bitstreams: 1 CASTRO (2025) - Análise do uso de plantas medicinais.pdf: 4805782 bytes, checksum: bbe07cb36577f6a6cb97088c1e844f58 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Thayrine Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa e folha de rosto, colocar local e ano no limite da parte inferior da folha, a 2cm; 2- espaçamento 1,5 entre o título do Sumário e seções; 3- verificar a margem superior da folha do sumário, deve está no limite de 3cm, veja ainda, que há dois tamanhos de espaçamento entre as seções e subseções. Verificar o limite 3cm de margem em todas as folhas, ainda não corrigiu; 4- tem parágrafo que você dá entrada, e outros não, veja o texto da subseção 2.1 e 2.2; 5- veja que o espaçamento entre seções e subseções é 1,5, o mesmo entre seções e subseções e seus textos, ainda não corrigiu; 6- referências: - ainda falta corrigir, veja o correto, edição, 1a ed. , correto: 1.ed. - terceira referência, destacar somente o título da revista: Vivências - veja que referência de periódico, o que se destaca, é o nome da revista, faça as correções; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-15T13:54:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Thayrine Castro (thayrinesouza912@gmail.com) on 2025-04-22T17:01:39Z No. of bitstreams: 1 CASTRO (2025) - Análise do uso de plantas medicinais.pdf: 4871587 bytes, checksum: f1a9e6670030ea8865c63dbe1079a597 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Thayrine Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Faça só mais esses ajustes, colocar as subseções abaixo, no inicio de folha, pois ficaram separadas do texto, segue: 4.2 Organização da pesquisa/Delineamento bibliográfico 4.3 Instrumento e coleta de dados 5.2 Análises dos artigos Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-23T11:12:25Z (GMT) | en |
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dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Thayrine Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Faça só mais esses ajustes, colocar as subseções abaixo, no inicio de folha, pois ficaram separadas do texto, segue: (FALTA CORRIGIR, PRA SEU TRABALHO FICAR NO PADRÃO) 4.2 Organização da pesquisa/Delineamento bibliográfico 4.3 Instrumento e coleta de dados 5.2 Análises dos artigos Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-23T16:00:50Z (GMT) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-24T09:20:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASTRO (2025) - Análise do uso de plantas medicinais.pdf: 4871587 bytes, checksum: f1a9e6670030ea8865c63dbe1079a597 (MD5) Previous issue date: 2025-03-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Medicinal plants | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Contextualization | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Organic functions | pt_BR |
dc.subject | Espécies amazônicas | pt_BR |
dc.subject | Amazonian species | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da natureza/Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise do uso de plantas medicinais amazônicas como proposta didática regionalizada no ensino de funções orgânicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the use of Amazonian medicinal plants as a regionalized didactic proposal in the teaching of organic functions | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
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