Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | DIAS, Klenilmar Lopes | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-2769-3647 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5342051519912757 | pt_BR |
dc.creator | FRANÇA, Jardel | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4261679910131431 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T18:37:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22 | - |
dc.date.available | 2025-04-22T18:37:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Jardel. Classe de titular na carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico (ebtt): Concepções norteadoras para regulamentação, autocuidado, boas práticas e requisitos de acesso. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1170 | - |
dc.description.abstract | The titular class in the Teaching Career of Basic, Technical, and Technological Education (EBTT) represents the highest level of functional progression for professors in Federal Institutes. However, its regulation and implementation vary across different institutions, creating challenges for faculty members seeking this promotion. This dissertation aims to investigate the concepts, regulations, and practices related to the titular class in the EBTT career, with a special focus on the Federal Institute of Amapá (IFAP). The research adopts a qualitative and documentary approach, analyzing institutional resolutions and ministerial guidelines to identify best practices and access requirements. Furthermore, the dissertation explores the impact of the titular class on the verticalization of education, considering its influence on the creation of graduate programs and the consolidation of research and extension. The findings indicate that, although general guidelines are established by Law No. 12.772/2012 and MEC Ordinance No. 982/2013, Federal Institutes adopt different criteria and interpretations, making uniform regulation challenging. The study reveals that promotion to the titular class requires not only academic qualifications and service time but also a rigorous evaluation process based on a descriptive memorial or the defense of an unpublished thesis. The research also highlights the importance of functional self-care for faculty members, emphasizing strategies for career planning and adherence to institutional criteria. As an educational product, an introductory didactic guide was developed, providing detailed information on requirements, best practices, and regulations for achieving the titular class. It is concluded that standardization and clarity in regulation are essential to ensure greater equity in access to the titular class, as well as to enhance the academic and professional development of EBTT faculty members. | pt_BR |
dc.description.resumo | A classe titular na Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) representa o ápice da progressão funcional dos docentes nos Institutos Federais. No entanto, sua regulamentação e implementação variam entre as diferentes instituições, gerando desafios para os docentes que almejam essa ascensão. Esta dissertação tem como objetivo investigar as concepções, regulamentações e práticas relacionadas à classe titular na carreira EBTT, com foco especial no Instituto Federal do Amapá (IFAP). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e documental, analisando resoluções institucionais e diretrizes ministeriais para identificar boas práticas e requisitos de acesso. Além disso, a dissertação explora o impacto da classe titular na verticalização do ensino, considerando sua influência na criação de cursos de pós-graduação e na consolidação da pesquisa e extensão. Os resultados apontam que, embora existam diretrizes gerais estabelecidas pela Lei nº 12.772/2012 e pela Portaria MEC nº 982/2013, os Institutos Federais apresentam diferentes critérios e interpretações, dificultando a uniformidade da regulamentação. Observa-se que a promoção à classe titular exige não apenas titulação e interstício, mas também um processo de avaliação criterioso baseado em memorial descritivo ou defesa de tese inédita. A pesquisa destaca ainda a importância do autocuidado funcional dos docentes, enfatizando estratégias para planejamento de carreira e adequação aos critérios institucionais. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático introdutório, fornecendo informações detalhadas sobre requisitos, boas práticas e regulamentações para a ascensão à classe titular. Conclui-se que a padronização e a clareza na regulamentação são essenciais para garantir maior equidade no acesso à classe titular, além de impulsionar o desenvolvimento acadêmico e profissional dos docentes da carreira EBTT. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jardel França (jardelfrance@gmail.com) on 2025-04-14T11:04:43Z No. of bitstreams: 1 CLASSE DE TITULAR NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO EBTT.pdf: 10330180 bytes, checksum: c01caab9e12641d1408661998786a759 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Jardel França Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título, colocar em letras minúsculas, com exceção da primeira e iniciais de nomes próprios; 2- colocar sobrenomes em caixa alta, de autor e orientador; 3- palavras-chave, devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 4- citação, colocar o título em caixa baixa; 5- renomear arquivo digital em PDF, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título Solicito ajustes de formatação no trabalho. Sugiro ler o Guia de formatação que está disponível em Documentos úteis e Template de Dissertação entregue a coordenação do curso, segue orientações: 1- Capa e folha de rosto, colocar local e ano no limite da parte inferior da folha, a 2cm; 2- refazer Ficha catalográfica, o título é em caixa baixa, com exceção da primeira letra; 3- a sua turma é de Macapá ou de Santana? Acredito que seja em Santana como está em sua ficha catalográfica. Então corrija o local nas capas de seu trabalho; 4- lista de figuras, não precisa colocar, uma figura não justifica lista; 5- lista de tabelas, veja que quando o título passa para a segunda linha, a primeira palavra da segunda linha, deve ficar logo a baixo da primeira palavra, ver Tabela 10, Tabela 11, Tabela 12; 6- sumário, seção 2 está se repetindo, subseção 4.3 se repete, corrigir dentro do trabalho tbm; 7- não destacar as subseções: 4.1.1, 4.1.2, 4.1.3, 4.1.4, 4.1.5; 8- aproximar mais o título INTRODUÇÃO de seu número indicativo dentro do trabalho, fazer o mesmo com as demais seções e subseções que estiverem muito afastadas; 9- retirar cor azul de link, folha 63; 10- referências: - subtítulo não se destaca; - referência de documento jurídico, não destacar a lei, destacar somente o que trata a lei, ver folha 25 do Guia; 11- centralizar título: APÊNDICE 1, na folha, e ainda, centralizar também REFERÊNCIAS do apêndice, e fazer as mesmas correções já solicitadas, caso necessário, nas referências. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-15T12:50:05Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Jardel França (jardelfrance@gmail.com) on 2025-04-16T18:16:50Z No. of bitstreams: 1 FRANÇA(2023) CLASSE DE TITULAR NA CARREIRA.pdf: 8136421 bytes, checksum: 39d536a55444415e37ac6ce314c0ca9e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Jardel França, Solicito as seguintes correções e ajustes na descrição de metadados do seu trabalho: 1 - em citar como, o título deve estar em letras minúscula Solicito as seguintes correções e ajustes na formatação de seu trabalho: 1 - na capa, em seu cabeçalho, corrigir o nome da Pro-Reitoria para Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (isso deverá ser corrigido no template do curso, irei fazer isso com o coordenador) 2 - ainda na capa, peço que centralize o título do trabalho no centro da folha. Está muito abaixo da metade da folha 3 - justificar o alinhamento das palavras-chave no limite da margem direita 4 - a Introdução começa com a página 16, pois a capa não entra na contagem da paginação. Lembrar de corrigir as páginas das listas e sumário 5 - a seção 2.1.2 ficou sozinha na página 24. Ou você baixa a seção para a próxima página ou some algumas linhas do texto para a página 24, se tiver espaço pra elas 6 - observei que os títulos de algumas seções que tem mais de uma linha, não estão justificadas no limite da margem direita. Precisa corrigir isso 7 - a seção 4.2.3 ficou sozinha na página 54. 8 - na referência abaixo, coloque BRASIL. Constituição (1988). BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 01 jan. 2025. Após essas correções, faça um novo depósito on 2025-04-16T20:55:36Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Jardel França (jardelfrance@gmail.com) on 2025-04-17T17:37:48Z No. of bitstreams: 1 FRANÇA(2023) CLASSE DE TITULAR NA CARREIRA.pdf: 8135415 bytes, checksum: acdec800ffc592704e1d73a728b79dee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-04-22T18:37:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANÇA(2023) CLASSE DE TITULAR NA CARREIRA.pdf: 8135415 bytes, checksum: acdec800ffc592704e1d73a728b79dee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-22T18:37:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANÇA(2023) CLASSE DE TITULAR NA CARREIRA.pdf: 8135415 bytes, checksum: acdec800ffc592704e1d73a728b79dee (MD5) Previous issue date: 2025-03-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Classe titular | pt_BR |
dc.subject | Carreira EBTT | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado funcional | pt_BR |
dc.subject | Holder class | pt_BR |
dc.subject | EBTT Career | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Functional self-care | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Classe de titular na carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico (ebtt): concepções norteadoras para regulamentação, autocuidado, boas práticas e requisitos de acesso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANÇA(2023) CLASSE DE TITULAR NA CARREIRA.pdf | 7,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons