Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | GUIMARAES, Luciana Carlena Correia Velasco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2385112302119235 | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Enzo Vinicius de Souza | - |
dc.creator | FERREIRA, Luzivane Brito | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-01T19:32:35Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26 | - |
dc.date.available | 2025-04-01T19:32:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Enzo Vinicius de Souza; FERREIRA, Luzivane Brito. Residência pedagógica: contribuições na prática docente de acadêmicos de informática do IFAP. 691. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1158 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to investigate and analyze the Pedagogical Residency Program and teaching practice, especially focusing on computer science undergraduate students and graduates. Throughout the study, discourses were analyzed to qualitatively define the program's contribution. The research categorically examines challenges, teacher training, the program's importance, skills and competencies, strategies used by participants, and an evaluation with suggestions from oral discourses and responses to questionnaires. This study addresses the question, "What are the contributions of the pedagogical residency program to the teaching practice of computer science academics?" Bibliographic surveys were conducted, using questionnaires and recorded oral accounts from current and former residents as data collection instruments. The research results indicate the conceptions of the aforementioned objectives, primarily aiming for improvements that contribute to the scientific community and the program at the Federal Institute of Amapá (IFAP). These improvements are based on scientific knowledge to foster further developments throughout the entire educational process, from training to practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar o Programa Residência Pedagógica e a prática docente, em especial dos licenciandos e licenciados em informática que ao decorrer foram analisados os discursos para definir qualitativamente a contribuição do programa. Dessa maneira analisa-se categoricamente os desafios, a formação docente, a importância do programa, as habilidades e competências, estratégias utilizadas por estes e uma avalição com sugestões por parte de discursos orais e questionamentos respondidos em formulários. Este estudo parte da problemática de “Quais as contribuições do programa residência pedagógica quanto a prática docente dos acadêmicos de informática?”. Para esse estudo foi realizado levantamentos bibliográficos, tendo como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionário e gravação de relatos orais de residentes e ex-residentes. Os resultados da pesquisa indicam quais são as concepções sobre os objetivos supracitados com principalmente a busca de aprimoramentos quando busca-se contribuir para o meio cientifico e para o programa no Instituto Federal do Amapá (IFAP), baseado em conhecimentos científicos que promovam mais desenvolvimentos para todo o processo educacional, desde a formação a prática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by ENZO VINICIUS DE SOUZA RODRIGUES (viniciusenzo1998@gmail.com) on 2025-03-25T17:03:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES; FERREIRA (2023) - Residência pedagogica contribuições.pdf: 1173587 bytes, checksum: d7a1d5af0a4d695652b71fe520455d43 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Enzo e Luzivane Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada. Para correção de formatação do trabalho: Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO e TEMPLATE a forma correta de formatar o seu trabalho, segue correções: 1- Ficha catalográfica, refazer, falta colocar o nome da outra acadêmica do TCC, leiam o tutorial de ficha catalográfica que está disponível em Documentos úteis; 2- Palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, o mesmo para Keywords; 3- lista de siglas, aproximar mais o significado das siglas; 4- sumário, verificar a subseção 5.6, a segunda linha deve está alinhada com a primeira; 5- dá espaçamento (1,5) entre seção 2 e subseção 2.1, e ainda dá espaçamento entre subseção 2.1 e o texto, o mesmo para a subseção 2.2. Vejam que deve haver espaçamento entre cada título de seção e subseção com seus textos, façam a correção geral no trabalho; 6- façam os destaques nas subseções pelo sumário; 7- formatação: Gráfico 1 e Figura 1 , não destacar, verificar todos; 9- sobre referências: - verificar que devem estar em ordem alfabética; - verificar a entrada da quinta referência, deve ser pelo sobrenome; - sexta referência está incompleta; - referência de periódico, o que fica em destaque é o título da revista; - veja que tem referências incompletas, apresentando só o ano ou só o local, veja essas situações no Guia; - corrigir referência abaixo pelo Guia, regra do uso da preposição:In, e ainda, não precisa colocar aspas no título, segue: NÓVOA, A. "Para o Desenvolvimento Profissional dos Professores: Conhecimento, Práticas e Formação." In: SANTOS, M. A.; RABELO, R. C. (Orgs.). Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas: Perspectivas Internacionais e Estudos de Caso. Porto: Porto Editora. 2017. - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que façam uma revisão antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-26T13:16:41Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ENZO VINICIUS DE SOUZA RODRIGUES (viniciusenzo1998@gmail.com) on 2025-03-31T19:54:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES; FERREIRA (2025) - Residência Pedagogica Contribuições.pdf: 1240022 bytes, checksum: 69abe115b5c43258b204fe62a94eb2d3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, ENZO VINICIUS DE SOUZA RODRIGUES Solicito ajustes de formatação em seu trabalho: 1 - no sumário, alinhar o título da seção no limite da margem superior. Do jeito que está parece que esta margem tem mais de 3 cm 2 - no corpo do texto, corrigir o espaço antes e depois das seções. É um espaço de 1,5 (um espaço em branco) que separam as seções e seu texto. 3 - no corpo do texto, as seções secundárias devem ser destacadas em negrito, assim como está no sumário 4 - corrigir formatação das suas referências. Observei as seguintes ocorrências: a) subtítulo não se destaca em negrito b) referências incompletas, faltando título do artigo, inclusive de trabalho apresentado em evento. Veja no Guia o modelo certo para montar a referência c) referências sem destaque d) referências de artigo de periódico, é o nome da revista que deve ser destacada e) referências que inicia por BRASIL estão incompletas Faça uma revisão antes de realizar um novo depósito on 2025-04-01T14:26:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ENZO VINICIUS DE SOUZA RODRIGUES (viniciusenzo1998@gmail.com) on 2025-04-01T18:13:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES; FERREIRA (2023) - Residência pedagogica contribuições.pdf: 944190 bytes, checksum: f5bf1d4fa8815671111ded1e64ed3b90 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Enzo e Luzivane Solicito ajustes de formatação em seu trabalho: 1- na seção 4, folha 21, alinhar o título da seção no limite da margem superior. Do jeito que está parece que esta margem tem mais de 3 cm 2 - corrigir formatação das suas referências: - quando a referência não tem local e editora, fica: [s. l.]: [s. n.], 1992. NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. 1992. - veja que a pontuação que separa local de editora, é dois pontos, corrija a seguir: NÓVOA, A. Imagens do futuro presente. Lisboa. Educa, 2009. - referência abaixo, destacar SOMENTE: Institui o Programa de Residência Pedagógica BRASIL. Ministério da Educação. Portaria GAB nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília,…. - referência abaixo, NÃO destacar: Projeto de Lei nº 284, de 2012. BRASIL. Projeto de Lei nº 284, de 2012. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para... Falta pouco para o Aceito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-01T18:43:35Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by ENZO VINICIUS DE SOUZA RODRIGUES (viniciusenzo1998@gmail.com) on 2025-04-01T19:00:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES; FERREIRA (2023) - Residência Pedagogica contribuições-1.pdf: 944046 bytes, checksum: c3b8e6a9ca7508a5b27a4b4291fdae7d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-04-01T19:32:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES; FERREIRA (2023) - Residência Pedagogica contribuições-1.pdf: 944046 bytes, checksum: c3b8e6a9ca7508a5b27a4b4291fdae7d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-01T19:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES; FERREIRA (2023) - Residência Pedagogica contribuições-1.pdf: 944046 bytes, checksum: c3b8e6a9ca7508a5b27a4b4291fdae7d (MD5) Previous issue date: 2023-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Residentes | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical residency | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Residents | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Residência pedagógica: contribuições na prática docente de acadêmicos de informática do IFAP. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, FERREIRA (2023) - Residência Pedagogica contribuições.pdf | 921,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons