Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1118
Tipo: | Dissertação |
Título: | Como encontrar um eclipse ontem, amanhã e hoje? uma sequência didática no ensino de astronomia visando promover alfabetização científica |
Autor(es): | ALVES, Caio César Viana |
Primeiro Orientador: | MELO, Marcos Gervânio de Azevedo |
Resumo: | O ensino de Astronomia enfrenta inúmeros desafios, especialmente no contexto educacional brasileiro. Além da formação docente, livros didáticos com erros conceituais, ausência de infraestrutura, recursos pedagógicos limitados e questões curriculares também representam um entrave significativo para o ensino de Astronomia. Diante disso, a questão que conduz esta pesquisa é a seguinte: quais as contribuições da sequência didática “como encontrar um eclipse ontem, amanhã e hoje?” para à promoção da alfabetização científica no ensino de Astronomia? Logo o objetivo central desta pesquisa é investigar como essa sequência didática pode promover a alfabetização científica dos alunos ao abordar um tema astronômico específico, como os eclipses. Além disso, pretende-se analisar de que forma essa abordagem pode ampliar a compreensão de conceitos astronômicos e incentivar o pensamento crítico e investigativo, superando os desafios do ensino de Astronomia no contexto educacional brasileiro. Assim, considerando a abordagem adotada para analisar o problema, este estudo apresenta traços típicos de uma pesquisa qualitativa e sobre os procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa participante. A abordagem didática empregada utilizou os Três Momentos Pedagógicos (3 MP), com utilização de um questionário diagnóstico de questões abertas, site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (HDBN) para que os alunos fizessem uma cobertura da mídia brasileira sobre o eclipse de 1919 e a utilização de novas tecnologias/aplicativos que empregam métodos de observação indireta dos eclipses. A inclusão de atividades práticas, aliadas ao uso de tecnologia e ao incentivo à autonomia, reforçou o aprendizado ativo e proporcionou um ambiente dinâmico e colaborativo. O processo de aprendizado foi enriquecedor, estimulando atitudes científicas com uma abordagem interdisciplinar que combinou história, ciência, tecnologia e prática investigativa, o que favorece o desenvolvimento da Alfabetização Científica. |
Abstract: | Astronomy teaching faces numerous challenges, especially in the Brazilian educational context. In addition to teacher training, textbooks with conceptual errors, lack of infrastructure, limited pedagogical resources, and curricular issues also represent a significant obstacle to the teaching of Astronomy. Given this, the question that guides this research is the following: what are the contributions of the didactic sequence “how to find an eclipse yesterday, tomorrow, and today?” to the promotion of scientific literacy in the teaching of Astronomy? Therefore, the main objective of this research is to investigate how this didactic sequence can promote students' scientific literacy by addressing a specific astronomical topic, such as eclipses. In addition, we intend to analyze how this approach can broaden the understanding of astronomical concepts and encourage critical and investigative thinking, overcoming the challenges of teaching Astronomy in the Brazilian educational context. Thus, considering the approach adopted to analyze the problem, this study presents typical features of a qualitative research and regarding the technical procedures, it is a participatory research. The teaching approach employed used the Three Pedagogical Moments (3 MP), with the use of a diagnostic questionnaire with open questions, the website of the Digital Newspaper Library of the National Library (HDBN) so that students could cover the Brazilian media coverage of the 1919 eclipse, and the use of new technologies/applications that employ indirect observation methods of eclipses. The inclusion of practical activities, combined with the use of technology and the encouragement of autonomy, reinforced active learning and provided a dynamic and collaborative environment. The learning process was enriching, stimulating scientific attitudes with an interdisciplinary approach that combined history, science, technology and investigative practice, which favors the development of Scientific Literacy. |
Palavras-chave: | Eclipse Eclipse Ensino de astronomia Astronomy teaching Alfabetização científica Scientific literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UFOPA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Citação: | ALVES, Caio César Viana. Como encontrar um eclipse ontem, amanhã e hoje? Uma sequência didática no ensino de astronomia visando promover alfabetização científica. 2025. 142 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Mestrado Nacional Profissional Em Ensino de Física, Santarém - PA, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1118 |
Data do documento: | 5-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - IES Externas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES (2025) - Como encontrar um eclipse.pdf | 7,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons