Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | HOLANDA, Fabrício Holanda e | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-9704-682X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/8892832864166481 | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Letícia Rayane Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T13:29:07Z | - |
dc.date.available | 2025-02-27 | - |
dc.date.available | 2025-02-27T13:29:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Letícia Fonseca. Relato de experiência sobre os desafios do novo ensino médio para o componente de biologia na Escola Estadual Sônia Henriques Barreto em Laranjal do Jari, Amapá. 2024. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1114 | - |
dc.description.abstract | Experience Report on the Challenges of the New High School Curriculum for the Biology Component at Profª Sônia Henriques Barreto State School in Laranjal do Jari - AP aims to analyze the impacts of the high school reform imposed by Law No. 13,415/2017 on the Biology component. The reform seeks to flexibilize the curriculum and offer formative itineraries, which may compromise the teaching of essential subjects such as Biology, especially in municipalities farther from the capital, which face difficulties related to infrastructure and teacher training. The research is bibliographical, accompanied by an experience report. The bibliographical research aimed to theoretically support the study, encompassing scientific literature, official documents, and publications related to the new high school model and its impacts on Biology teaching. This stage was essential to understand the challenges faced by teachers and students, especially in regions like the northern part of Brazil. The experience report, however, is based on practical experience in the school context, conducted at Profª Sônia Henriques Barreto State School in Laranjal do Jari – AP, with observations and reflections on the implementation of the new high school model and the specific challenges faced in the Biology component. This approach allowed the identification of concrete difficulties, complementing the theoretical data from the bibliographical review. The study aims to understand the main challenges of implementing the new educational model in the state, evaluate the training of Biology teachers, and propose solutions to the identified obstacles. The justification for the study highlights the importance of Biology for environmental awareness, especially in a region rich in biodiversity, such as the Amazon, and the need to adapt educational public policies to local realities. The theoretical framework includes an analysis of the New High School, the National Common Curriculum Base (BNCC), and the educational reality of the state of Amapá, pointing out structural, technological, and teacher training problems that hinder the effective implementation of the planned changes. The research also suggests the need for adjustments to the curriculum to meet regional specificities. Keywords: new high school-challenges; biology-high school. teacher training; | pt_BR |
dc.description.resumo | Relato de Experiência sobre os desafios do novo ensino médio para o componente de biologia na escola Estadual Prof.ª Sônia Henriques Barreto em Laranjal do Jari -AP, tem como objetivo analisar os impactos da reforma do ensino médio, imposta pela Lei nº 13.415/2017, no componente de Biologia. A reforma visa flexibilizar o currículo e oferecer itinerários formativos, o que pode comprometer o ensino de disciplinas essenciais, como Biologia, especialmente em municípios mais distantes da capital, que enfrentam dificuldades de infraestrutura e formação docente. A pesquisa é de caráter bibliográfico juntamente com o relato de experiência. A pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de fundamentar teoricamente o estudo, abrangendo literatura científica, documentos oficiais e publicações relacionadas ao novo ensino médio e seus impactos no ensino de Biologia. Essa etapa foi essencial para compreender os desafios enfrentados por professores e alunos, especialmente em regiões como o norte do Brasil. No entanto o relato de experiência baseia-se na vivência prática no contexto escolar, realizado na Escola Estadual Prof.ª Sônia Henriques Barreto, em Laranjal do Jari – AP, com observações e reflexões sobre a efetivação do novo ensino médio e os desafios específicos enfrentados no componente de Biologia. Nessa abordagem a prática permitiu identificar dificuldades concretas, complementando os dados teóricos da revisão bibliográfica. Buscando compreender os principais desafios da efetivação do novo modelo educacional no estado, avaliar a formação dos professores de Biologia e propor soluções para os obstáculos identificados. A justificativa do estudo destaca a importância da Biologia para a sensibilização ambiental, sobretudo em uma região rica em biodiversidade, como a Amazônia, e a necessidade de adaptar as políticas públicas educacionais às realidades locais. O referencial teórico abrange a análise do Novo Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da realidade educacional do estado do Amapá, apontando problemas estruturais, tecnológicos e de formação docente que dificultam a concretização eficaz das mudanças previstas. A pesquisa também sugere a necessidade de ajustes no currículo para atender às particularidades regionais. Palavras chaves: novo ensino médio-desafios; biologia-ensino médio; formação docente; | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letícia Rodrigues (lrfr787@gmail.com) on 2025-02-26T14:43:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES (2024) - Relato de experiência..pdf: 1102888 bytes, checksum: 2ac95a126cabf7c58d2d56714bd96436 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-02-27T13:29:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES (2024) - Relato de experiência..pdf: 1102888 bytes, checksum: 2ac95a126cabf7c58d2d56714bd96436 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-27T13:29:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGUES (2024) - Relato de experiência..pdf: 1102888 bytes, checksum: 2ac95a126cabf7c58d2d56714bd96436 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - desafios | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Biology - high school | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | High school - challenges | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência sobre os desafios do novo ensino médio para o componente de biologia na Escola Estadual Sônia Henriques Barreto em Laranjal do Jari, Amapá. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES (2024) - Relato de experiência..pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons