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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Janderson Henrique Mota de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8767598975995284 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | OLIVEIRA, Ricardo Silva | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4559238052431131 | pt_BR |
dc.creator | RIBEIRO, Larissa Júlia Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T16:30:00Z | - |
dc.date.available | 2025-02-07 | - |
dc.date.available | 2025-02-07T16:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Larissa Júlia Nunes. Entre a representação e a identidade: um estudo de caso do retrato da mulher negra nos materiais publicitários de uma empresa de cosméticos do Norte do Brasil. 2024, 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1093 | - |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the representations of Black women in cosmetics advertising in Brazil, with a special focus on campaigns aimed at the Northern region of the country. The research aims to understand the marketing strategies employed by local and large corporations in addressing issues of inclusion, diversity, and racial representation, particularly regarding Black women. The study analyzes advertising campaigns from a company that presents brands such as Raiz da Beleza and Ewah Beauty to assess how Black women are portrayed in promotional materials, considering aspects such as superficial representations, tokenism, and the use of stereotypes. Furthermore, the research employs concepts such as coloniality of power, structural racism, and epistemicide to understand how brands perpetuate or challenge dominant social and racial norms through advertising. The study also questions the extent to which brands are truly committed to genuine representation or merely addressing the demand for “diversity” superficially. This is na exploratory research, characterized as a case study with a qualitative approach and basic nature. The chosen method was semiotic content analysis. The findings indicate that despite progress in including Black women in advertising campaigns, representations are still limited and often stereotypical. Brands continue to engage in tokenism, where the presence of Black women is occasional and often reductive, focusing on physical or cultural characteristics that reinforce a stereotype of resistance or subordination. However, the study highlights that brands genuinely engaging with and connecting to Black audiences must move beyond these superficial representations, promoting true diversity and challenging Eurocentric beauty standards. The research concludes that transformation in advertising practices is urgent, with brands being called to reflect the pluralism of Brazilian society and foster authentic inclusion that goes beyond superficiality and seeks true representation of Black women. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo em questão tem como objetivo investigar as representações da mulher negra na publicidade de cosméticos no Brasil, com foco especial nas campanhas publicitárias direcionadas à Região Norte do país. A pesquisa busca compreender as estratégias de marketing adotadas por marcas locais e grandes corporações para abordar questões de inclusão, diversidade e representatividade racial, especialmente no que diz respeito à mulher negra. O estudo parte da análise de campanhas publicitárias de uma empresa que apresenta marcas como Raiz da Beleza e Ewah Beauty, para avaliar como a mulher negra é representada em materiais promocionais, considerando aspectos como a superficialidade das representações, o tokenismo e o uso de estereótipos. Além disso, a pesquisa mobiliza conceitos de colonialidade do poder, racismo estrutural e epistemicídio, a fim de compreender como as marcas perpetuam ou desafiam as normas sociais e raciais dominantes através da publicidade. A pesquisa também questiona até que ponto as marcas realmente se comprometem com uma representatividade genuína ou se estão simplesmente atendendo à demanda por “diversidade” de forma superficial. Esta é uma pesquisa exploratória, caracteriza-se como estudo de caso de abordagem qualitativa e natureza básica. O método escolhido foi análise semiótica de conteúdo. As conclusões indicam que, apesar dos avanços na inclusão de mulheres negras em campanhas publicitárias, as representações ainda são limitadas e muitas vezes estereotipadas. As marcas continuam a adotar práticas de tokenismo, onde a presença da mulher negra é pontual e muitas vezes reducionista, com foco em características físicas ou culturais que reforçam um estereótipo de resistência ou subordinação. No entanto, o estudo destaca que as marcas que buscam realmente engajar e conectar-se com o público negro precisam superar essas representações superficiais, promovendo uma verdadeira diversidade e desafiando os padrões eurocêntricos de beleza. A pesquisa conclui que a transformação nas práticas publicitárias é urgente, com as marcas sendo desafiadas a refletir a pluralidade da sociedade brasileira e a promover uma inclusão autêntica, que vá além do superficial e busque uma verdadeira representação das mulheres negras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-01-16T14:08:28Z No. of bitstreams: 1 TCC_POS_CORRECAO_LARISSA_14-01_assinado_assinado_assinado.pdf: 737267 bytes, checksum: 01dc046c3b31eda4e57b8c37b9a61310 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Larissa Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Veja no TUTORIAL DE AUTODEPÓSITO a forma correta de preencher os campos; 2- Preencher o título em letras minúsculas, com exceção da primeira letra e de palavras próprias; 3- palavras-chave devem ser preenchidas no mínimo de 3 e máximo de 5 cada, iniciais maiúsculas, na língua portuguesa e inglesa. ATENÇÃO: cada palavra deve ser redigida em campo diferente; 4- corrigir citação, segue modelo, ex: DIAS, Iessa da Silva. Educação ambiental no ensino de química: abordado a química ambiental no ensino médio. 2024, 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. 5 - renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2025) - Três primeiras palavras do título Nomenclatura do arquivo: SOBRENOME DO AUTOR (ano) – Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Na página 33 do seu trabalho você deve identificar a Ilustração com Legenda e Fonte a (elemento obrigatório). 2- Refaça as referências de eventos, veja a pág. 28 do Guia de Formatação; 3- Refaça as referências artigos de periódicos, veja a pág. 24 do Guia de Formatação; BATISTA, Waleska Miguel. A inferiorização dos negros a partir do racismo estrutural. 2018. (Referência incompleta)Edição? Editora? Local de publicação? CAMPOS, Cristiane. Anastácias sem máscaras: beleza negra e antirracismo no YouTube Brasil. 2020. (Referência incompleta)Edição? Editora? Local de publicação? CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. (Referência incompleta)Edição? Editora? Local de publicação? CASTRO, Patricia Cristina Campos. O negro na publicidade e propaganda brasileira. 2007. (Referência incompleta)Edição? Editora? Local de publicação? Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-01-16T17:30:17Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-01-23T15:10:21Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2025) - Entre a representação.pdf: 1058544 bytes, checksum: 2c7040c8fcccc2457b8bab67f5f7de3b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Larissa Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Veja no TUTORIAL DE AUTODEPÓSITO a forma correta de preencher os campos; 2- nomes completos do autor e orientador e sobrenomes do em caixa alta. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Verifique as margens das folhas desde as pré-textuais: 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita); 2- Referências: - retirar a cor azul e sublinhados dos links de referências de meio eletrônico; - subtítulo não se destaca; - destacar título, e ainda local vem antes da editora, que no caso é a Universidade, segue: CAMPOS, Cristiane. Anastácias sem máscaras: beleza negra e antirracismo no YouTube Brasil. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14838. Acesso em: 22 jan. 2025. - o mesmo para seguinte: CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. - o mesmo para seguinte: CASTRO, Patricia Cristina Campos. O negro na publicidade e propaganda brasileira. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1556. Acesso em: 22 jan. 2025. - verifique no Guia referência de evento; - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-01-24T09:30:18Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-01-24T11:55:22Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2025) - Entre a representação.pdf: 1061253 bytes, checksum: 6e194e38a154f43c3da3edc0eed43e96 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Larissa Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Veja no TUTORIAL DE AUTODEPÓSITO a forma correta de preencher os campos; Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- 2- Referências: - subtítulo não se destaca; - no nome dos autores inicia-se pelo último sobrenome em letras maiúsculas, seguido dos prenomes último sobrenome dos autores. Ex.: DA SILVA, Mozart Linhares; ARAÚJO, Willian Fernandes. Biopolítica, racismo estrutural algorítmico e subjetividade… Troque por: SILVA, Mozart Linhares… (Você deve trocar todos os autores! Coloque apenas o último sobrenome) - Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc) destacar em negrito apenas a palavra Anais; - Ainda nos eventos, o título deve estar a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula. O nome do evento que deve ser em maiúsculas. - Autoria desconhecida a entrada pelo título primeira palavra maiúscula; - verifique no Guia referência de evento; - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-01-24T17:06:30Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-01-25T01:24:55Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2025) - Entre a representação.pdf: 1060787 bytes, checksum: 3195f4ced4ce9f4a78dcdec587d12e76 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Larissa Ribeiro Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Veja no TUTORIAL DE AUTODEPÓSITO a forma correta de preencher os campos; 2- renomear o arquivo PDF< segue ex.: RIBEIRO (2024) – Entre a representação e a identidade Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Espaçamento entre texto e figura 2 2- Referências: - corrigir: Intercom. [s.l.], 2020. fica: [s.l.]: Intercom, 2020. - subtítulo não se destaca; - Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc) destacar o titulo do evento como já estar, e não destacar o nome da universidade, segue: DAVID, Veridiana Luísa de Andrade. Identidades negras e publicidade de cosmético no brasil: o estigma social transformado em fenômeno mercadológico. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA. [s.l.]. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, [s.d.]. - não precisa colocar tradução e nem colocar a palavra Editora na imprenta, segue: DRUCKER, Peter F. Administração: tarefas, responsabilidades, práticas. Tradução de Renato P. L. de Almeida. 1. ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1977. 560 p. - referência está confusa, é de livro, periódico ou evento? Segue: DUGNANI, Patricio. Comunicação e Consumo: A estetização da diversidade e a neutralização da alteridade. In: COMUNICON. ESPM. [s.l.], 2018. - veja essa também, de que é?, segue: SILVA, Denise Almeida. De epistemicídio,(in) visibilidade e narrativa: reflexões sobre a política de representação da identidade negra em cadernos negros. Ilha do desterro, p. 51-62, [s.l.], 2014. - Dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-01-27T11:44:00Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-01-30T18:50:40Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2024) - Entre a representação e a identidade.pdf: 1062373 bytes, checksum: e7aa5158a2c6d9efa4b2a8841e35a468 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Larissa Ribeiro Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- subseção 3.3 ficou separada do texto, na outra folha; 2- Referências: - Dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia. - veja no Guia como fica a formatação de edição, a maioria está errado; - verifique suas imprentas, que estão confusas em algumas referências, como nesta, mas verifique todas: BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; D’ ADESKY, Jacques. Racismo, preconceito e intolerância. 7. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Atual, 2009. - corrigir: Intercom. [s.l.], 2020. fica: [s.l.]: Intercom, 2020. - subtítulo não se destaca; - referência continua confusa, é de livro, periódico ou evento? Segue: DUGNANI, Patricio. Comunicação e Consumo: A estetização da diversidade e a neutralização da alteridade. In: COMUNICON. ESPM. [s.l.], 2018. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-01-31T10:37:22Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-02-03T03:46:24Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2024) - Entre a representação e a identidade.pdf: 1057826 bytes, checksum: 452ffb458324b735984717ed3203dfc8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Larissa Ribeiro Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- margem inferior folha de rosto é 2cm, corrigir; 2- veja margem superior 3cm, a partir de Resumo; 3- Referências: - veja no Guia como fica a formatação de edição, a maioria está errado; - Intercom NÃO fica em destaque, corrigir, segue: CAMARGO, Karina. “Valorizando todas as belezas”: permanências e deslocamentos nas imagens de beleza negra na publicidade de cosméticos veiculada em mídias digitais. 2020, [s.l.]. In: 43º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. [s.l.]: Intercom, 2020. - ainda continua confusa, é de livro, periódico ou evento? Segue: DUGNANI, Patricio. Comunicação e Consumo: A estetização da diversidade e a neutralização da alteridade. In: COMUNICON, 2018, [s.l.]. ESPM. [s.l.]: UPM, 2018. - Dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências a partir da folha 21 que estão no Guia. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-02-05T10:56:13Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-02-05T12:03:47Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2024) - Entre a representação e a identidade.pdf: 1058028 bytes, checksum: 85c0f8ba46b207d53a676d196b1183c7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Larissa Julia Para correção de formatação do trabalho: 1- Referências: - destaque o título e não a editora, segue: VALLE, Gabriela Cortiana Machado; GHISLENI, Taís Steffenello. A marca Natura e sua evolução acompanhando as fases da publicidade brasileira. Palhoça: Intercom, 2014. Seu trabalho está muito bom, falta pouco! Revise suas referências uma a uma, anates de fazer um novo depósito para aprovação. on 2025-02-06T16:21:36Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Ribeiro (larissa.julia03@gmail.com) on 2025-02-06T17:39:10Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2024) - Entre a representação e a identidade.pdf: 1056894 bytes, checksum: 1cc3b00bb62432b65728e2092f4da0ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-02-07T16:30:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2024) - Entre a representação e a identidade.pdf: 1056894 bytes, checksum: 1cc3b00bb62432b65728e2092f4da0ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-07T16:30:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO (2024) - Entre a representação e a identidade.pdf: 1056894 bytes, checksum: 1cc3b00bb62432b65728e2092f4da0ae (MD5) Previous issue date: 2024-12-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.relation.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Publicidade de cosméticos | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Representatividade racial | pt_BR |
dc.subject | Cosmetics advertising | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.subject | Racial representation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.title | Entre a representação e a identidade: um estudo de caso do retrato da mulher negra nos materiais publicitários de uma empresa de cosméticos do Norte do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Between representation and identity: a case study of the portrait of black woman in the advertising materials of a cosmetics company in northern Brazil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Bacharelado em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RIBEIRO (2024) - Entre a representação e a identidade.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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