Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1092
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnologias educacionais o porquê devemos utilizá-las em sala de aula: usos, caminhos e possibilidades |
Título(s) alternativo(s): | Educational technologies, why we should use them in the classroom: uses, paths, and possibilities |
Autor(es): | CARVALHO, Jeancarlo Pontes |
Primeiro Orientador: | RODRIGUES, Andrew Hemerson Galeno |
Resumo: | As tecnologias educacionais têm se tornado e consolidado como ferramentas de suma importância pelos professores em sala de aula direcionadas para o ensino e por assim ser, proporcionam uma temática fundamental para que seja argumentada em trabalhos científicos. Diante do exposto, o presente trabalho explora os diferentes usos das tecnologias educacionais, discute os caminhos para a sua implementação eficaz, aponta as suas possibilidades e menciona a importância de inserir as ferramentas digitais/eletrônicas nas escolas. Nesse contexto, tem como objetivo argumentar o porquê devemos utilizar as ferramentas tecnológicas no processo educacional, demonstrar as potencialidades do uso das tecnologias educacionais pelos professores em sala de aula, descrevendo alguns dos possíveis caminhos a serem trilhados bem como apontar as possibilidades da inserção das tecnologias educacionais. Para tanto, tem-se na justificativa que, no âmbito educacional, que a tecnologia tem um papel fundamental, possibilitando aos professores novas abordagens educativas nos ambientes escolares, proporcionando aos estudantes a oportunidade de tornarem-se protagonistas e agentes sociais potencializadores para promover as atividades de ensino em prol da aprendizagem. A problematização deu-se em razão de que as tecnologias educacionais precisam ser compreendidas como uma ferramenta que potencializa a educação e que por essa razão, se faz necessário que os professores estejam cada vez mais preparados para as novas demandas sociais e educacionais. Desse modo, empregou-se como metodologia de pesquisa a adoção do método de pesquisa qualitativo por meio de análises de coletas de informações e de análises bibliográficas produzidas sobre o tema em questão. Teve como hipótese, o fato que a tecnologia, no âmbito educacional, é uma ferramenta que pode potencializar no aprimoramento da capacidade dos professores para que possam ajudar os estudantes oportunizar os processos que envolvam as práticas educacionais. Para tanto, melhor compreensão do exposto, o trabalho foi dividido em quatro seções abordando de maneira esclarecedora o porquê devemos utilizá-las em sala de aula, destacando os usos, caminhos e possibilidades das tecnologias educacionais pelos professores. Por fim, faz uma reflexão sobre as tecnologias educacionais em sala de aula. Para tanto, é proposto o pensamento que a utilização nas escolas oferece uma grande variedade de possibilidades para a educação, proporcionando um aprendizado mais interativo, acessível e adaptável. E que para que essa possibilidade possa ser efetiva, é necessário que as escolas estejam preparadas, com uma estrutura adequada e os professores capacitados. |
Abstract: | Educational technologies have become and established themselves as essential tools for teachers in the classroom, aimed at teaching. As such, they provide a fundamental topic for discussion in scientific research. Given this context, the present study explores the different uses of educational technologies, discusses the pathways for their effective implementation, highlights their possibilities, and emphasizes the importance of integrating digital/electronic tools into schools. In this regard, the study aims to argue why we should use technological tools in the educational process, demonstrate the potential of educational technologies for teachers in the classroom, describe some possible approaches to their implementation, and highlight the possibilities of incorporating educational technologies. The justification for this study lies in the fact that, within the educational sphere, technology plays a fundamental role, enabling teachers to adopt new educational approaches in school environments. It also provides students with the opportunity to become protagonists and social agents who enhance teaching activities in favor of learning. The research problem arises from the understanding that educational technologies must be seen as tools that enhance education. For this reason, it is essential that teachers become increasingly prepared to meet new social and educational demands. Thus, the research methodology adopted in this study was qualitative, based on the collection and analysis of information as well as a bibliographic review on the topic. The study's hypothesis is that technology, within the educational context, is a tool that can enhance teachers' ability to help students and create opportunities for processes involving educational practices. To ensure a clearer understanding of the topic, the study is divided into four sections, addressing in an explanatory manner why educational technologies should be used in the classroom, emphasizing their uses, pathways, and possibilities for teachers. Finally, the study reflects on the role of educational technologies in the classroom. It proposes the idea that integrating these technologies into schools offers a wide range of possibilities for education, enabling more interactive, accessible, and adaptable learning experiences. However, for these possibilities to be effectively realized, schools must be adequately prepared, with proper infrastructure and well-trained teachers. |
Palavras-chave: | Kahoot! Padlet Tecnologia educaciona Plickers Educational technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Informática |
Citação: | CARVALHO, Jeancarlo Pontes. Tecnologias educacionais, o porquê devemos utilizá-las em sala de aula: usos, caminhos e possibilidades. 2025. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1092 |
Data do documento: | 9-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO (2025) - Tecnologias Educacionais, o porque.pdf | 786,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons