Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CARAMELLO, Nubia Deborah Araújo-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2167-9759pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8155132371455051pt_BR
dc.creatorARAÚJO, Rosileuda dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5968846604042677pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-03T16:08:52Z-
dc.date.available2025-02-03-
dc.date.available2025-02-03T16:08:52Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Rosileuda dos Santos. Educação Ambiental transversal ao ensino de ciências no ensino fundamental a partir de jogos com materiais recicláveis, 2025, 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso, (Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto Federal do Amapá-AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1091-
dc.description.abstractThis article addresses the importance of games as a teaching resource applied transversally to the principles of environmental education in a school located in the interior of the Amazon. Its objective was to investigate the participation and involvement of elementary school students in the construction of playful games aimed at teaching science. This is an action research with didactic intervention. Based on the theories of Piaget, Vygotsky and others on the cognitive development of students, it leads them to expand the skills and competencies proposed by the BNCC in teaching science aligned with Environmental Education. As a result, it was observed that students developed essential skills as well as fluent reading, written and oral language expression, increased the grade in the science subject, and promoted respect among students.pt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda a importância de jogos como recurso didático aplicado de forma transversal aos princípios da educação ambiental em uma escola localizada no interior da Amazônia. Teve como objetivo averiguar a participação e envolvimento dos estudantes do ensino fundamental na construção de jogos lúdicos voltados para o ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa-ação com intervenção didática. Baseando-se nas teorias de Piaget, Vygotsky fala sobre o desenvolvimento cognitivo do educando, levando-os a ampliar as habilidades e competências propostas pela BNCC no ensino de ciências alinhado à Educação Ambiental. Como resultado observou-se que os alunos desenvolveram habilidades essenciais bem como, leitura fluente, expressão de linguagem escrita e oral, ampliou a nota da disciplina de ciências, e promoveu o respeito entre os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosileuda Araújo (roseara209@gmail.com) on 2025-02-03T14:21:28Z No. of bitstreams: 1 ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf: 628799 bytes, checksum: 7930c5ed3c3e474843897622cd92d31d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-02-03T16:08:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf: 628799 bytes, checksum: 7930c5ed3c3e474843897622cd92d31d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-03T16:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf: 628799 bytes, checksum: 7930c5ed3c3e474843897622cd92d31d (MD5) Previous issue date: 2024-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResíduos sólidos-reaproveitamentopt_BR
dc.subjectODS 4pt_BR
dc.subjectMaterial reciclávelpt_BR
dc.subjectJogos - material reciclávelpt_BR
dc.subjectSolid waste - reusept_BR
dc.subjectSDG 4pt_BR
dc.subjectRecyclable materialpt_BR
dc.subjectGames - recyclable materialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEducação ambiental transversal ao ensino de ciências no ensino fundamental a parir de materiais recicláveispt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education transversal to science teaching in elementary school based on james with recyclable materialspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf614,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons