Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CARAMELLO, Nubia Deborah Araújo | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2167-9759 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8155132371455051 | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Rosileuda dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5968846604042677 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T16:08:52Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03 | - |
dc.date.available | 2025-02-03T16:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rosileuda dos Santos. Educação Ambiental transversal ao ensino de ciências no ensino fundamental a partir de jogos com materiais recicláveis, 2025, 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso, (Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto Federal do Amapá-AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1091 | - |
dc.description.abstract | This article addresses the importance of games as a teaching resource applied transversally to the principles of environmental education in a school located in the interior of the Amazon. Its objective was to investigate the participation and involvement of elementary school students in the construction of playful games aimed at teaching science. This is an action research with didactic intervention. Based on the theories of Piaget, Vygotsky and others on the cognitive development of students, it leads them to expand the skills and competencies proposed by the BNCC in teaching science aligned with Environmental Education. As a result, it was observed that students developed essential skills as well as fluent reading, written and oral language expression, increased the grade in the science subject, and promoted respect among students. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo aborda a importância de jogos como recurso didático aplicado de forma transversal aos princípios da educação ambiental em uma escola localizada no interior da Amazônia. Teve como objetivo averiguar a participação e envolvimento dos estudantes do ensino fundamental na construção de jogos lúdicos voltados para o ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa-ação com intervenção didática. Baseando-se nas teorias de Piaget, Vygotsky fala sobre o desenvolvimento cognitivo do educando, levando-os a ampliar as habilidades e competências propostas pela BNCC no ensino de ciências alinhado à Educação Ambiental. Como resultado observou-se que os alunos desenvolveram habilidades essenciais bem como, leitura fluente, expressão de linguagem escrita e oral, ampliou a nota da disciplina de ciências, e promoveu o respeito entre os alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosileuda Araújo (roseara209@gmail.com) on 2025-02-03T14:21:28Z No. of bitstreams: 1 ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf: 628799 bytes, checksum: 7930c5ed3c3e474843897622cd92d31d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-02-03T16:08:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf: 628799 bytes, checksum: 7930c5ed3c3e474843897622cd92d31d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-03T16:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf: 628799 bytes, checksum: 7930c5ed3c3e474843897622cd92d31d (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resíduos sólidos-reaproveitamento | pt_BR |
dc.subject | ODS 4 | pt_BR |
dc.subject | Material reciclável | pt_BR |
dc.subject | Jogos - material reciclável | pt_BR |
dc.subject | Solid waste - reuse | pt_BR |
dc.subject | SDG 4 | pt_BR |
dc.subject | Recyclable material | pt_BR |
dc.subject | Games - recyclable material | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental transversal ao ensino de ciências no ensino fundamental a parir de materiais recicláveis | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education transversal to science teaching in elementary school based on james with recyclable materials | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAÚJO (2025)- Educação Ambiental Transversal-5.pdf | 614,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons