Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1078
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Relatos de experiência no ensino de ciências: práticas e reflexões |
Autor(es): | PORTELA, Maria Socorro dos Santos ROCHA, Elielsom Borges Da |
Resumo: | O ensino de Ciências é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos alunos, além de abordar temas como meio ambiente, saúde e sustentabilidade. No entanto, o modelo tradicional de ensino, focado na transmissão expositiva de conteúdos, muitas vezes não proporciona uma aprendizagem significativa. Assim, o presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado em uma turma do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, com foco no uso de metodologias ativas como estratégia de ensino. A metodologia utilizada envolveu a observação participante, planejamento e aplicação de aulas práticas, além da coleta de dados por meio de registros em diário de campo e feedbacks informais dos alunos. Constatou-se que a metodologia expositiva, embora estruturada, restringe a participação ativa dos alunos, enquanto o trabalho em duplas, realizado na turma do 6º ano, demonstrou potencial para fortalecer a cooperação e o aprendizado conjunto, mesmo com falta de recursos. Na turma do 9º ano, a utilização de um questionário imediato ao final da aula proporcionou um feedback essencial, facilitando a identificação de lacunas no aprendizado. O estudo conclui que a diversidade de metodologias, aliada ao uso de materiais complementares, pode enriquecer o ensino de Ciências e atender às diferentes necessidades dos alunos, apesar dos desafios estruturais enfrentados nas escolas. |
Abstract: | The teaching of Biological Sciences is essential for the development of students' critical and scientific thinking, in addition to addressing topics such as the environment, health and sustainability. However, the traditional teaching model, focused on the expository transmission of content, often does not provide meaningful learning. Thus, the present work aimed to report the supervised internship experience in a Elementary School II class in the Biological Sciences discipline, focusing on the use of active methodologies as a teaching strategy. The methodology used involved participant observation, planning and implementation of practical classes, in addition to data collection through field diary records and informal feedback from students. It was found that the expository methodology, although structured, restricts the active participation of students, while work in pairs, carried out in the 6th year class, demonstrated the potential to strengthen cooperation and joint learning, even with a lack of resources. In the 9th grade class, the use of an immediate questionnaire at the end of the class provided essential feedback, facilitating the identification of gaps in learning. The study concludes that the diversity of methodologies, combined with the use of complementary materials, can enrich Science teaching and meet the different needs of students, despite the structural challenges faced in schools. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Práticas pedagógicas Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
Citação: | PORTELA, Maria Socorro dos Santos; ROCHA, Elielson Borges da. Relatos de experiência no ensino de ciências: práticas e reflexões. Revista FT, v. 29, n. 141, dez., 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.69849/revistaft/th102412111222 |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1078 |
Data do documento: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PORTELA(2025)- Relatos de Experiência no Ensino.pdf | 45,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.