Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1078
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Relatos de experiência no ensino de ciências: práticas e reflexões
metadata.dc.creator: PORTELA, Maria Socorro dos Santos
ROCHA, Elielsom Borges Da
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Ciências é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos alunos, além de abordar temas como meio ambiente, saúde e sustentabilidade. No entanto, o modelo tradicional de ensino, focado na transmissão expositiva de conteúdos, muitas vezes não proporciona uma aprendizagem significativa. Assim, o presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado em uma turma do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, com foco no uso de metodologias ativas como estratégia de ensino. A metodologia utilizada envolveu a observação participante, planejamento e aplicação de aulas práticas, além da coleta de dados por meio de registros em diário de campo e feedbacks informais dos alunos. Constatou-se que a metodologia expositiva, embora estruturada, restringe a participação ativa dos alunos, enquanto o trabalho em duplas, realizado na turma do 6º ano, demonstrou potencial para fortalecer a cooperação e o aprendizado conjunto, mesmo com falta de recursos. Na turma do 9º ano, a utilização de um questionário imediato ao final da aula proporcionou um feedback essencial, facilitando a identificação de lacunas no aprendizado. O estudo conclui que a diversidade de metodologias, aliada ao uso de materiais complementares, pode enriquecer o ensino de Ciências e atender às diferentes necessidades dos alunos, apesar dos desafios estruturais enfrentados nas escolas.
Abstract: The teaching of Biological Sciences is essential for the development of students' critical and scientific thinking, in addition to addressing topics such as the environment, health and sustainability. However, the traditional teaching model, focused on the expository transmission of content, often does not provide meaningful learning. Thus, the present work aimed to report the supervised internship experience in a Elementary School II class in the Biological Sciences discipline, focusing on the use of active methodologies as a teaching strategy. The methodology used involved participant observation, planning and implementation of practical classes, in addition to data collection through field diary records and informal feedback from students. It was found that the expository methodology, although structured, restricts the active participation of students, while work in pairs, carried out in the 6th year class, demonstrated the potential to strengthen cooperation and joint learning, even with a lack of resources. In the 9th grade class, the use of an immediate questionnaire at the end of the class provided essential feedback, facilitating the identification of gaps in learning. The study concludes that the diversity of methodologies, combined with the use of complementary materials, can enrich Science teaching and meet the different needs of students, despite the structural challenges faced in schools.
Keywords: Aprendizagem significativa
Práticas pedagógicas
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
Citation: PORTELA, Maria Socorro dos Santos; ROCHA, Elielson Borges da. Relatos de experiência no ensino de ciências: práticas e reflexões. Revista FT, v. 29, n. 141, dez., 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.69849/revistaft/th102412111222
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1078
Issue Date: 13-Dec-2024
Appears in Collections:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PORTELA(2025)- Relatos de Experiência no Ensino.pdf45,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.