Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1076
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A utilização da reciclagem como recurso metodológico para o ensino de ciências na E.E. Bom Amigo Manoel Mandi
Autor(es): BARROS, Luciane Batista
HOLANDA, Fabricio Holanda e
SACRAMENTO, Reinaldo da Costa
Resumo: Este presente estudo traz o relato de experiência realizado no município de Laranjal do Jari- AP, na escola estadual bom Amigo Manoel Mandi tendo como fundamentação por meio da implementação de práticas pedagógicas envolvendo a utilização de materiais recicláveis no desenvolvimento de jogos didáticos voltados ao ensino de ciências, houve uma contribuição substancial para o aprimoramento da eficácia do ensino e dos resultados de aprendizagem dos alunos, o que surge como um aspecto significativo em termos da aprendizagem experiencial no contexto da sala de aula, conforme observado da perspectiva do instrutor, bem como na facilitação das atividades em sala de aula, fornecendo assim uma visão sobre o meio ambiente educacional que foi anteriormente não reconhecido. Consequentemente, ao examinar minuciosamente o contexto abrangente em que os alunos estão situados, tornou-se viável se envolve com metodologias de ensino inovadoras, promovendo assim a incorporação de ferramentas educacionais lúdicas que alimentam significativamente o dinamismo das interações em sala de aula durante as sessões de ensino. Vale ressaltar a importância de se incorporar metodologias ativas voltadas ao ensino e aprendizagem.
Abstract: This study presents an experience report carried out in the municipality of Laranjal do Jari- AP, at the Bom Amigo Manoel Mandi state school, based on the implementation of pedagogical practices involving the use of recyclable materials in the development of educational games aimed at teaching science. This contributed substantially to improving the effectiveness of teaching and student learning outcomes, which emerges as a significant aspect in terms of experiential learning in the classroom context, as observed from the instructor's perspective, as well as in facilitating classroom activities, thus providing a view of the educational environment that was previously unrecognized. Consequently, by thoroughly examining the comprehensive context in which students are situated, it became feasible to engage with innovative teaching methodologies, thus promoting the incorporation of playful educational tools that significantly fuel the dynamism of classroom interactions during teaching sessions. It is worth highlighting the importance of incorporating active methodologies aimed at teaching and learning.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Sustentabilidade - recursos didáticos
Reciclagem - recurso metodológico
Science teaching
Sustainability - teaching resources
Recycling-methodological resource
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: BARROS, Luciane Batista ; HOLANDA, Fabricio Holanda e; SACRAMENTO, Reinaldo da Costa. A utilização da reciclagem como recurso metodológico na E.E. Bom Amigo Manoel Mandi. Revista Fit, v. 29, n. 141, dez., 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: 10.69849/revistaft/pa10202412161410
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1076
Data do documento: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS, HOLANDA, SACRAMENTO (2024) - A utilização da reciclagem como recurso metodológico.pdf11,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons