Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DEUS, Ezequiel da Glória de-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3726-3985pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442345323927624pt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Raí Brazão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7814431638432446pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-22T10:06:55Z-
dc.date.available2025-01-21-
dc.date.available2025-01-22T10:06:55Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raí Brazão. Visitas técnicas interdisciplinares como ferramenta de formação integral nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Amapá - IFAP, Campus Agrícola Porto Grande. 2024. 62f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1067-
dc.description.abstractThis article aimed to analyze the contribution of interdisciplinary technical visits in the holistic education of students in the integrated technical high school courses at IFAP – Porto Grande Agricultural Campus. Methodologically, a qualitative exploratory approach was adopted. The research methods involved bibliographic research, document analysis and the retrieval of records of actions promoted by the institution between January 2022 and December 2023. During the evaluated period, 10 interdisciplinary technical visits were conducted. The data were presented and discussed in light of the conceptual foundations that underpin the research object. It was found that technical visits are a teaching tool that successfully integrates concepts of interdisciplinarity, holistic education, non-formal spaces, and meaningful learning. Therefore, it is an indispensable methodological resource in Professional and Technological Education (PTE) as it contributes to the comprehensive education of students, within the scope of omnilaterality, in the technical courses integrated with high school at IFAP – Porto Grande Agricultural Campus. As an educational product, a practical guide in the form of a digital booklet was developed to assist teachers in efficiently organizing interdisciplinary technical visits, with its application deemed acceptable and positively evaluated by the campus teachers. At the end, it was suggested some measures to make technical visits a regulated procedure with a standardized workflow for this campus of the Federal Institute of Amapá.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a contribuição de visitas técnicas interdisciplinares na formação integral de alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAP – Campus Agrícola Porto Grande. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os métodos de investigação envolveram pesquisa bibliográfica, análise documental e o resgate de registros das ações promovidas entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023 naquela unidade. Durante o período avaliado, foram realizadas 10 visitas técnicas interdisciplinares. Foi constatado que a visita técnica é uma ferramenta de ensino que consegue agregar conceitos de interdisciplinaridade, formação integral, espaços não-formais e aprendizagem significativa. Portanto, trata-se de um recurso metodológico indispensável na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois contribui na formação integral dos alunos, no âmbito da omnilateralidade, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAP – Campus Agrícola Porto Grande. Como produto educacional, foi elaborado um guia prático, em formato de cartilha digital, que auxilia professores na organização de visitas técnicas interdisciplinares de maneira eficiente, tendo sua aplicação aceitável e avaliação de forma positiva pelos professores do campus. Ao final sugeriu-se algumas medidas para tornar a realização de visitas técnicas um procedimento regulamentado com o fluxo padronizado para este campus do Instituto Federal do Amapá.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raí Oliveira (rai.oliveira@ifap.edu.br) on 2025-01-16T17:00:42Z No. of bitstreams: 1 Oliveira (2024) - Visitas técnicas interdisciplinares.pdf: 4885743 bytes, checksum: eafd89ef6596747194253166a9f71620 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Raí Oliveira Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação de sua Dissertação. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título deve estar em letras minúsculas, com exceção da primeira letra do título e iniciais de nomes próprios, conforme o tutorial, e ainda, o título em português é o primeiro, depois que coloca o alternativo; 2- colocar nomes de autor e orientador completos, e sobrenomes em caixa alta; 3- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada. Coloque uma em cada caixa, clicando em adicionar mais +, para que fiquem uma a baixo da outra; 4- renomear arquivo digital em PDF, segue ex: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título OLIVEIRA (2024) - Visitas técnicas interdisciplinares Para a correção de Formatação de sua Dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Dissertação passado pela coordenação do curso, segue orientações: 1- Você repetiu a folha de aprovação, retire uma; 2- palavras-chave do resumo, não é destacada, e deve separá-las por ponto e vírgula, o mesmo para Keywords; 3- lista de figuras, título com mais de uma linha, colocar a primeira palavra da segunda linha, logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha; 4- corrigir a formatação da lista de siglas (veja o modelo no Guia), e escolher se é uma lista de abreviaturas ou siglas; 5- Apresentação é paginada e deve conter no sumário, só não possui número indicativo; 6- colocar espaçamento entre texto e título de figuras, o mesmo para fonte e texto, e para quadros tbm; 7- referências: - você está repetindo nome do autor após o título, não precisa; - subtítulo não se destaca; - não colocar a palavra Editora na imprenta; - referência abaixo, destacar: Teoria da Aprendizagem Significativa , segue: MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa Crítica. In: Teoria da Aprendizagem Significativa:…. -revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-17T12:33:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raí Oliveira (rai.oliveira@ifap.edu.br) on 2025-01-21T19:12:58Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2024) - Visitas técnicas interdisciplinares.pdf: 4888253 bytes, checksum: 3185b2fe4b276c4926b544df599a8018 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-01-22T10:06:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2024) - Visitas técnicas interdisciplinares.pdf: 4888253 bytes, checksum: 3185b2fe4b276c4926b544df599a8018 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T10:06:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2024) - Visitas técnicas interdisciplinares.pdf: 4888253 bytes, checksum: 3185b2fe4b276c4926b544df599a8018 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectOmnilateralidadept_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectOmnilateralitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleVisitas técnicas interdisciplinares como ferramenta de formação integral nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Amapá – IFAP, Campus Agrícola Porto Grandept_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinary technical visits as an integral training tool in technical courses integrated to high school of the Federal Institute of Amapá – IFAP, Porto Grande Agricultural Campuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA (2024) - Visitas técnicas interdisciplinares.pdfOLIVEIRA (2024) - Visitas técnicas interdisciplinares4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons