Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Klenilmar Lopes-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-2769-3647pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5342051519912757pt_BR
dc.creatorNERI, Márcio Wendel de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252282328451280pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-17T15:25:51Z-
dc.date.available2025-01-17-
dc.date.available2025-01-17T15:25:51Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationNERI, Márcio Wendel de Lima. A aprendizagem em lógica de programação com auxílio da inteligência computacional . 2024. 97p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1062-
dc.description.abstractTechnological advancement has led to several changes in the way man has interacted with the environment and these changes have influenced several areas such as economic, political and social. With knowledge of programming logic and algorithms it is possible to learn a programming language. The content is very relevant nowadays, as the vast majority of information and communication technologies use technologies based on some programming language, the vast majority of developers and professionals who work with a certain language are valued by the market. In this sense, learning programming logic becomes fundamental knowledge for human development. Learning programming logic contributes to the development of skills such as: logical reasoning, creativity, organization and cognitive development. The research aimed to propose a tool to analyze the learning activity in programming logic with the aid of computational intelligence. Seventeen students of the Computer Networks Technical Course at the Federal Institute of Amapá - Campus Macapá participated of this study. This proposal is part of the research line Educational Practices in Professional and Technological Education, Macroproject 3 - Educational Practices in the Integrated Curriculum. The research had a quali-quantitative approach, with an applied, bibliographic, descriptive purpose (focused on describing a study or knowledge that already exists). Questionnaires and documents that provided data for analyzing the results were used as a research instrument. For data analysis, Content Analysis was used as a technique. The results obtained by the research show that learning can be significant, with the use of methodologies and technologies that helped students reflect on the importance of programming logic in their training. The use of the application developed contributed as a teaching resource in formal and non-formal environments, making learning more attractive and dynamic. In this sense, the research results were satisfactory, they highlighted the importance of learning programming logic as prior knowledge and in human training.pt_BR
dc.description.resumoO avanço tecnológico tem levado a diversas mudanças na maneira como o homem tem interagido com o meio e essas mudanças têm influenciado diversas áreas como a econômica, política e social. A partir do aprendizado em lógica de programação e algoritmos há a possibilidade de aprender uma linguagem de programação. O conteúdo é muito relevante nos dias atuais, pois a grande maioria das tecnologias da informação e comunicação, se utilizam de tecnologias baseadas em alguma linguagem de programação, na grande maioria os desenvolvedores, profissionais que trabalham com uma determinada linguagem são valorizados pelo mercado. Neste sentido, a aprendizagem em lógica de programação torna-se um conhecimento chave para a formação humana. A aprendizagem em lógica de programação pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades como: raciocínio lógico, criatividade, organização e desenvolvimento cognitivo. Diante disto, a pesquisa teve como objetivo propor uma ferramenta para analisar a atividade de aprendizagem em lógica de programação com auxílio da inteligência computacional. A pesquisa foi realizada com 17 alunos do Curso Técnico de Redes de Computadores do Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá. Esta proposta está inserida na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, de finalidade aplicada, bibliográfica, descritiva (focada em descrever um estudo ou conhecimento que já existe). Foi utilizado como instrumento da pesquisa, questionários, documentos que forneceram dados para a análise dos resultados. Para a análise dos dados, foi utilizado como técnica a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos pela pesquisa, mostraram que a aprendizagem pode ser significativa, com a utilização de metodologias e tecnologias que auxiliaram os alunos a refletirem sobre a importância da lógica de programação na sua formação. O uso do aplicativo desenvolvido contribuiu como recurso didático em ambientes formais e não formais, tornando a aprendizagem mais atrativa e dinâmica. Neste sentido, os resultados da pesquisa foram satisfatórios, evidenciaram a importância da aprendizagem em lógica de programação como conhecimentos prévios e na formação humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcio Neri (marcio.wendel.neri@gmail.com) on 2025-01-16T14:52:53Z No. of bitstreams: 1 NERI (2024) - A APRENDIZAGEM EM LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO.pdf: 3903229 bytes, checksum: e5e25131e8b901c326398488c37873bc (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Márcio Neri Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação de sua Dissertação. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título deve estar em letras minúsculas, com exceção da primeira letra do título e iniciais de nomes próprios, conforme o tutorial; 1- colocar nomes de autor e orientador completos, e sobrenomes em caixa alta; 2- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 3- refazer citação, conforme exemplo abaixo: NERI, Márcio Wendel de Lima. A aprendizagem em lógica de programação com auxílio da inteligência computacional . 2024. 97p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024. 4- renomear arquivo digital em PDF, segue ex: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título NERI (2024) - A aprendizagem em lógica de programação Para a correção de Formatação de sua Dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Dissertação passado pela coordenação do curso, segue orientações: 1- Refazer Ficha catalográfica, título deve estar em letras minúsculas, com exceção da primeira letra do título e iniciais de nomes próprios; 2- retirar a cor azul do link, folha 59. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-01-17T11:46:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marcio Neri (marcio.wendel.neri@gmail.com) on 2025-01-17T14:21:05Z No. of bitstreams: 1 NERI (2024) - A aprendizagem em lógica de programação.pdf: 3898945 bytes, checksum: cb497cd52d08aa5a7da5b1e889cea503 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-01-17T15:25:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NERI (2024) - A aprendizagem em lógica de programação.pdf: 3898945 bytes, checksum: cb497cd52d08aa5a7da5b1e889cea503 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T15:25:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NERI (2024) - A aprendizagem em lógica de programação.pdf: 3898945 bytes, checksum: cb497cd52d08aa5a7da5b1e889cea503 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjectlógica de programaçãopt_BR
dc.subjectprogramming logicpt_BR
dc.subjectlinguagem de programaçãopt_BR
dc.subjectprogramming languagept_BR
dc.subjectinteligência computacionalpt_BR
dc.subjectcomputational intelligencept_BR
dc.subjectEPTpt_BR
dc.subjectEPTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA aprendizagem em lógica de programação com auxílio da inteligência computacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NERI (2024) - A aprendizagem em lógica de programação.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons