Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1043
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estágio curricular supervisionado na compreensão de estudantes do ensino médio integrado à educação profissional: um estudo na Amazônia Oriental |
Autor(es): | NASCIMENTO FILHO, Antônio Rodrigues do |
Primeiro Orientador: | SILVA, Diego Armando Silva da |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Santana. O tema abordado foi estágio curricular supervisionado na educação profissional técnica de nível médio, articulada de forma integrada. O estudo do tema em questão foi desenvolvido com base na percepção de alunos do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari. Teve como objetivo analisar a compreensão dos alunos do terceiro ano do ensino médio integrado (concluintes), sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório. A pesquisa buscou responder o seguinte problema: os alunos do terceiro ano do ensino médio integrado do IFAP, no campus Laranjal do Jari, compreendem o estágio curricular supervisionado obrigatório como prática pedagógica que resulta em contribuição para a sua formação profissional, intelectual, social e os prepara para serem inseridos no mundo do trabalho? Como instrumentos de coleta de dados, a investigação fez uso da pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário junto aos alunos. A abordagem adotada foi qualitativa e também a quantitativa. De maneira geral, os resultados indicaram que a maioria dos alunos pesquisados entende o conceito de estágio e reconhecem sua importância para a formação profissional. No entanto, o estudo também revelou a existência de lacunas no que se refere a esclarecimentos sobre as diretrizes, regulamentos, avaliações e acompanhamento por parte de supervisores e orientadores de estágios. Para trabalhar essas lacunas, foi elaborado um produto educacional: uma cartilha contendo orientações gerais sobre estágio curricular supervisionado. Espera-se que essa cartilha, juntamente com outras estratégias pedagógicas, contribua para fortalecer o entendimento do estágio e sirva de guia orientativo, para as coordenações de cursos, setores de gerenciamento de estágio no campus e para os alunos. Oferecendo-lhes uma compreensão mais abrangente do estágio curricular supervisionado em todo contexto que ele está inserido na EPTNM. |
Abstract: | This research was developed within the scope of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP), Campus Santana. The topic covered was supervised curricular internship in secondary technical professional education, articulated in an integrated way. The study of the topic in question was developed based on the perception of students at the Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari. It aimed to analyze the understanding of students in the third year of integrated high school (graduates) about the mandatory supervised curricular internship. The research sought to answer the following problem: students in the third year of integrated high school at IFAP, on the Laranjal do Jari campus, understand the mandatory supervised curricular internship as a pedagogical practice that results in a contribution to their professional, intellectual, social and social training. prepare them to enter the world of work? As data collection instruments, the investigation made use of bibliographical and documentary research and the application of a questionnaire to students. The approach adopted was qualitative and also quantitative. In general, the results indicated that the majority of students surveyed understand the concept of internship and recognize its importance for professional training. However, the study also revealed the existence of gaps regarding clarifications about guidelines, regulations, evaluations and monitoring by supervisors and internship advisors. To address these gaps, an educational product was created: a booklet containing general guidelines on supervised curricular internship. It is expected that this booklet, together with other pedagogical strategies, will contribute to strengthening the understanding of the internship and serve as a guide for course coordinators, internship management sectors on campus and for students. Offering them a more comprehensive understanding of the supervised curricular internship in every context in which it is inserted at EPTNM. |
Palavras-chave: | Formação profissional Estágio Trabalho Ensino médio integrado IFAP Professional training Internship Work Integrated secondary education IFAP |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | NASCIMENTO FILHO, Antônio Rodrigues do. Estágio curricular supervisionado na compreensão de estudantes do ensino médio integrado à educação profissional:um estudo na Amazônia Oriental. 2024. 81f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal do Amapá, Santana-AP. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1043 |
Data do documento: | 17-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO FILHO (2024) - Estagio Curricular Supervisionado_09_12.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons