Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1019
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PRAZERES, Hamilton Tavares dos | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0009-0004-3625-9118 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1157410719962997 | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Adriana Fonseca de | - |
dc.creator | SILVA, Rosecleyde do Rosário | - |
dc.creator | PRAZERES, Hamilton Tavares dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T15:25:23Z | - |
dc.date.available | 2024-10-10 | - |
dc.date.available | 2024-10-10T15:25:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Adriana Fonseca de et al. O tesouro do saber financeiro: uma análise da compreensão financeira pessoal da população do município de Laranjal do Jari/AP. Revista Fisio&Terapia, Rio de Janeiro, v. 28, p. 28-29, abril de 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1019 | - |
dc.description.abstract | The study on Personal Finance in the population of Laranjal do Jari/AP aims to identify the level of financial understanding and management practices and personal financial education in this community. The importance of this topic lies in the need to promote sustainable economic and social development, enabling individuals to make more conscious and effective financial decisions. The present study aims to analyze various aspects related to financial education, such as understanding basic concepts, such as controlling, investing and planning your expenses for both the present and the future, encouraging greater knowledge and applicability on the topic. in your day-to-day life. The choice of the municipality of Laranjal do Jari/AP as the study area is justified by the relevance of understanding the financial particularities of this region, considering its specific socioeconomic and cultural characteristics. This is a research with qualitative and quantitative methodology, which will use data collection methods, such as a questionnaire, to obtain detailed information about the financial understanding of the residents of this location. Based on the results obtained, possible difficulties in the population’s financial understanding will be identified, enabling the development of educational strategies to promote financial education and best personal finance management practices. The initiative aims to provide information on the current state of financial education in the municipality of Laranjal do Jari/AP, and also contribute to raising awareness and training citizens, encouraging them to make more informed financial choices and promoting economic well-being and of the community as a whole. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo sobre Finanças Pessoais na população de Laranjal do Jari/AP visa identificar o nível de compreensão financeira e as práticas de gestão e educação financeira pessoal nessa comunidade. A importância desse tema reside na necessidade de promover o desenvolvimento econômico e social sustentável, capacitando os indivíduos a tomarem decisões financeiras mais conscientes e eficazes. O presente estudo tem como objetivo, analisar diversos aspectos relacionados à educação financeira, [1] [2] [3] ISSN 1678-0817 Qualis B2 como o entendimento de conceitos básicos, como controlar, investir e planejar seus gastos tanto para o presente quanto ao futuro, estimulando os a um maior conhecimento e aplicabilidade sobre o tema no seu dia-a dia. A escolha do município de Laranjal do Jari/AP como área de estudo se justifica pela relevância de compreender as particularidades financeiras dessa região, considerando suas características socioeconômicas e culturais específicas. Trata-se de uma pesquisa com metodologia qualitativo e quantitativo, que utilizará métodos de coleta de dados, como questionário, para obter informações detalhadas sobre a compreensão financeira dos residentes desta localidade. Com base nos resultados obtidos, serão identificadas eventuais dificuldades no entendimento financeiro da população, possibilitando o desenvolvimento de estratégias educacionais para promover educação financeira e melhores práticas de gestão de finanças pessoais. A iniciativa visa fornecer informações sobre o atual estado da educação financeira no município de Laranjal do Jari/AP, e também contribuir para a conscientização e capacitação dos cidadãos, incentivando-os a fazer escolhas financeiras mais informadas e, promovendo o bem-estar econômico e social da comunidade como um todo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Lima (adrianalima.al13@gmail.com) on 2024-10-07T19:21:55Z No. of bitstreams: 1 LIMA (2024); SILVA (2024); PRAZERES (2024) - TESOURO DO SABER FINANCEIRO.pdf: 430431 bytes, checksum: 2a5b475300e734e07b2fd72e566f1217 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito do seu TCC/Artigo de periódico. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito; 2- colocar títulos (português e inglês) em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de nomes próprios; 3- colocar nomes completos do autor ou autores e sobrenomes em caixa alta, no campo de autoria (se o orientador for um dos autores, pode colocar neste campo também); 4- colocar o nome do orientador completo e sobrenome em caixa alta, no campo de orientador; 5- palavras-chave, colocar em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 6- citação, deve redigir a referência do seu artigo de periódico, segue ex: BUDEL, Juliana Cristina de Castro et al. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 38, n. 3, p. 1605-1616, maio/jun. 2017. 7- renome do arquivo em PDF, segue ex: Para 1 autor: SOBRENOME (ano) - Três primeiras palavras do título Para mais de 1 autor: SOBRENOME; SOBRENOME (ano) - Três primeiras palavras do título Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão de depósito. Após padronizar seu depósito, faça um novo depósito. on 2024-10-08T16:03:45Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Lima (adrianalima.al13@gmail.com) on 2024-10-08T17:27:56Z No. of bitstreams: 1 LIMA ; SILVA; PRAZERES (2024) - TESOURO DO SABER FINANCEIRO.pdf: 430431 bytes, checksum: 2a5b475300e734e07b2fd72e566f1217 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Colocar no campo de orientador, seu orientador. Após padronizar seu depósito, faça um novo depósito. on 2024-10-09T10:28:59Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Lima (adrianalima.al13@gmail.com) on 2024-10-09T15:46:30Z No. of bitstreams: 1 LIMA ; SILVA; PRAZERES (2024) - TESOURO DO SABER FINANCEIRO.pdf: 430431 bytes, checksum: 2a5b475300e734e07b2fd72e566f1217 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Adriana Lima Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito do seu TCC/Artigo de periódico. 1- Colocar o nome do orientador, também no campo de orientador; 2- na citação, colocar página inicial e final do artigo, e ainda na citação em caixa alta apenas o sobrenome do autor, o restante em caixa baixa, com exceção de iniciais de nomes próprios. Após padronizar seu depósito, faça um novo depósito. on 2024-10-10T13:18:14Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Lima (adrianalima.al13@gmail.com) on 2024-10-10T13:53:13Z No. of bitstreams: 1 LIMA ; SILVA; PRAZERES (2024) - TESOURO DO SABER FINANCEIRO.pdf: 430431 bytes, checksum: 2a5b475300e734e07b2fd72e566f1217 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2024-10-10T15:25:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA ; SILVA; PRAZERES (2024) - TESOURO DO SABER FINANCEIRO.pdf: 430431 bytes, checksum: 2a5b475300e734e07b2fd72e566f1217 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-10T15:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMA ; SILVA; PRAZERES (2024) - TESOURO DO SABER FINANCEIRO.pdf: 430431 bytes, checksum: 2a5b475300e734e07b2fd72e566f1217 (MD5) Previous issue date: 2024-04-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.relation.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Finanças | pt_BR |
dc.subject | Pessoais | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Finance | pt_BR |
dc.subject | Personal | pt_BR |
dc.subject | Planning | pt_BR |
dc.subject | Understanding | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
dc.title | O tesouro do saber financeiro: uma análise da compreensão financeira pessoa da população do município de Laranjal do Jari/AP. | pt_BR |
dc.title.alternative | The treasure of financial knowledge: an analysis of the personal financial understanding od the population of the municipality of Laranjal do Jari/AP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Bacharelado em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA ; SILVA; PRAZERES (2024) - TESOURO DO SABER FINANCEIRO.pdf | 420,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.