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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GLÓRIA DE DEUS, Ezequiel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442345323927624pt_BR
dc.creatorSANTOS JUNIOR, Lucas Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9729492027252196pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-30T14:32:22Z-
dc.date.available2024-09-23-
dc.date.available2024-09-30T14:32:22Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Lucas Silva. O percurso histórico da criação do curso de ciências biológicas no Brasil e os desafios e possibilidades na formação profissional no IFAP - Campus Laranjal do Jari. 2023. 52 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1016-
dc.description.abstractAmong all the existing degree courses, the degree course in Biological Sciences presents a range of activities in the job market in addition to teaching, which allows them to work as biologists. The present work aimed to evaluate the main doubts of biological science degree students at IFAP – Campus Jari about the profession and field of activity of the biologist, and based on these doubts, an educational material was prepared in the form of a booklet that can guide and resolve doubts. of students who identify with this profession. The research carried out was qualitative and exploratory-descriptive, where information was collected in two moments: during a lecture and during the application of an online questionnaire. The data obtained in the lecture were used to create an educational product in the form of a booklet and the questionnaire evaluated the opinion about the product generated. A total of eight individuals participated in the research, whose main doubts about the profession of biologist were related to the requirements to be a biologist, where the biologist works and how to enter the job market. A total of three categories of opinions were formed during the analysis of the booklet evaluation responses: doubts resolved, irrelevance of content and novelty of the content. The educational product created presented, in a general context, good acceptance by the target audience and fulfilled the objectives proposed in the work.pt_BR
dc.description.resumoDentre todos os cursos de licenciaturas existentes, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas apresenta, além da docência, um leque de atuação no mercado de trabalho, que permiti a atuação como biólogos. O presente trabalho objetivou avaliar as principais dúvidas dos acadêmicos licenciatura de ciências biológicas IFAP – Campus Jari sobre a profissão e o campo de atuação do biólogo, e partindo destas dúvidas, foi elaborado um material educativo em forma de cartilha para orientar e mitigar as dúvidas dos estudantes que se identificam com essa profissão. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa e do tipo exploratória-descritiva, onde a coleta de informações ocorreu em dois momentos: durante a realização de uma palestra e na aplicação de um questionário online. Os dados obtidos na palestra serviram para a elaboração de um produto educacional em forma de cartilha e o questionário avaliou a opinião dos acadêmicos acerca do produto gerado. Participaram da pesquisa um total de oito indivíduos, cuja principais dúvidas acerca da profissão de biólogo foram relacionadas aos requisitos para ser biólogo, onde o biólogo atua e como se inserir no mercado de trabalho. Um total de três categorias de opiniões foram formadas no decorrer das análises das respostas de avaliação da cartilha sendo: dúvidas sanadas, irrelevância de conteúdo e a novidade do conteúdo. O produto educacional criado apresentou num contexto geral, uma boa aceitação pelo público-alvo e cumpriu os objetivos propostos no trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Silva Santos Júnior (lucasjunior.bio@gmail.com) on 2024-09-23T13:36:00Z No. of bitstreams: 1 SANTOS JÚNIOR (2023) - O percurso histórico da criação.pdf: 807454 bytes, checksum: 8a9757f0c2dae0409910a3a7c25b6b65 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Lucas Santos Junior Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito. Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, revise os campos: 1- Palavras-chave, devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada. Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template do programa que foi disponibilizado à coordenação, revise os campos: 1- Orientei o destaque somente para essas subseções no Sumário: 4.1.1.1, 4.1.1.2, 4.2.1.1, 4.2.1.2. Vc destacou todo o sumário, e as subseções terciárias NÃO são destacadas, fazer o mesmo dentro do trabalho; 2- referências: - subtítulo NÃO se destaca, verifique todas referências com subtítulos e corrija; - retirar símbolos < > dos links, não se usa mais; - edição: . 2ª ed. , correto: . 2.ed. - corrigir referência abaixo, ainda falta retirar um parênteses por completo, está desnecessário, e mais retire os tradutores segue: BARDIN, L. Análise de conteúdo L. de A. Rego e A. Pinheiro, Trads. Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977), 2006. - na referência abaixo, retire o destaque do subtítulo, segue: BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.) Pesquisa Qualitativa com textos, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008. - na referência a baixo, o mesmo caso já orientado, preposição In, o que fica em destaque é o título após ela, segue: GOMES, R. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. - na referência a baixo, destacar o título, segue: MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação… - trabalhos em eventos, destacar Anais, segue: PEREIRA, M. M.; DO COUTO, D. A.; DE SOUZA, M. M. A importância do desenvolvimento de palestras sobre profissões, no âmbito escolar. Anais Educação... - veja os modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21, e verifique uma a uma suas referências. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-09-24T13:39:56Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Silva Santos Júnior (lucasjunior.bio@gmail.com) on 2024-09-27T15:51:13Z No. of bitstreams: 1 SANTOS JÚNIOR (2023) - O percurso histórico da criação.pdf: 810166 bytes, checksum: 5335d781686c6b8be06041fe23022d8e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Rejeitado para ajustes on 2024-09-27T16:08:35Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Silva Santos Júnior (lucasjunior.bio@gmail.com) on 2024-09-27T16:51:52Z No. of bitstreams: 1 SANTOS JÚNIOR (2024) - O percurso histórico da criação.pdf: 818790 bytes, checksum: f1983d59bd4c2c8ef8a52a6e2ebbe8a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-09-30T14:32:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS JÚNIOR (2024) - O percurso histórico da criação.pdf: 818790 bytes, checksum: f1983d59bd4c2c8ef8a52a6e2ebbe8a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-30T14:32:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS JÚNIOR (2024) - O percurso histórico da criação.pdf: 818790 bytes, checksum: f1983d59bd4c2c8ef8a52a6e2ebbe8a3 (MD5) Previous issue date: 2023-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectBiological Sciencespt_BR
dc.subjectDegreept_BR
dc.subjectProfessional Practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO percurso histórico da criação do curso de ciências biológicas no Brasil e os desafios e possibilidades na formação profissional no IFAP - Campus Laranjal do Jaript_BR
dc.title.alternativeThe historical path of the creation of the biological sciences course in Brazil and the challenges and possibilities in professional training at IFAP - Campus Laranjal do Jaript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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