Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | DIAS, Claudio Alberto Gellis de Mattos | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0840-6307 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8303202339219096 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | BASTOS, Argemiro Midonês | - |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-5411-647X | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721849132990261 | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Dayse Maria Queiroz | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9420903562936578 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T08:34:50Z | - |
dc.date.available | 2024-08-27 | - |
dc.date.available | 2024-08-30T08:34:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Dayse Maria Queiroz. A percepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá quanto à robótica como estratégia de transversalidade na educação profissional e tecnológica. 2024. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Santana, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1010 | - |
dc.description.abstract | The dissertation addresses the feasibility of educational robotics as a cross-curricular tool, enriching the teaching and learning process, as well as an associated methodology, especially in the context of professional and technological education (PTE). The inclusion of this tool in education expands the possibilities of practical learning, offering an interactive and engaging approach. It is essential to recognize that both the curriculum and teacher training play a crucial role in the use of this tool. Using a mixed qualitative and quantitative approach, the research provides a comprehensive understanding of the topic. This dissertation is divided into four sections: Introduction, briefly presenting the work; Theoretical framework, addressing the origin and role of educational robotics, exploring its context in Brazil, its contribution to education, and its relationship with the integrated PTE curriculum; Methodology used in the research; Results and discussions of the data and final considerations. The results and theoretical reflections of the research have been applied in creating an e-book for teachers, aiming to familiarize them with educational robotics and integrate this technology into the curriculum and the possibility of its use in their pedagogical practices. | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação aborda a viabilidade da robótica educacional como uma ferramenta transversal ao currículo e enriquecendo o processo de ensino e de aprendizado, bem como uma metodologia associada, especialmente no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT). A inclusão desta ferramenta no ensino, amplia as possibilidades de aprendizado prático, oferecendo uma abordagem interativa e envolvente. É essencial reconhecer que tanto o currículo quanto a formação docente desempenham um papel crucial na utilização desta ferramenta. Utilizando uma abordagem mista qualitativa e quantitativa, a pesquisa oferece uma compreensão abrangente da temática. Esta dissertação está dividida em quatro sessões: Introdução, apresentando sucintamente o trabalho; Referencial teórico, abordando a origem e o papel da robótica educacional, explorando seu contexto no Brasil, sua colaboração na educação e sua relação com o currículo integrado da EPT; Metodologia utilizada na pesquisa; Resultados e discussões dos dados e considerações finais. Os resultados e reflexões teóricas da pesquisa foram aplicados na criação de um e-book para docentes, com o intuito de familiarizá-los com a robótica educacional e integrar essa tecnologia ao currículo e da possibilidade de uso em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Dayse Nascimento (daysemmary@gmail.com) on 2024-08-07T19:11:56Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto.pdf: 3675189 bytes, checksum: e2d42fe8dc16cd0d8c858e1443b60c3a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Dayse Nascimento Não fez as correções solicitadas no dia 05/08/24 Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template do programa que foi disponibilizado à coordenação, revise os campos: 1- Lista de Gráficos, a formatação dos gráficos é sem destaque, veja folha 45 do Guia; 2- Sumário, os títulos das seções são alinhados a partir do maior indicativo numérico, a partir da Apresentação, incluindo os elementos pós-textuais. Em considerações finais, colocar o número indicativo, que no caso é 5, veja exemplo de sumário na folha 49 do Guia e Template; 3- verificar espaçamento (1,5) entre texto e subseção, na folha 31, (veja também em todos os demais), segue texto: Na atualidade, essa modalidade de educação é chamada profissional e tecnológica (EPT), que propõe uma aprendizagem voltada à capacitação do indivíduo para o mundo do trabalho e para ser atuante na sociedade em que vive (Marin et al., 2019). 2.3.1 Currículo Tavares et al. (2020), aborda... 4- considerações finais, ainda falta alinhar a esquerda dentro do trabalho, e colocar o número indicativo, que no caso é 5. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-08T11:40:55Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dayse Nascimento (daysemmary@gmail.com) on 2024-08-21T15:48:02Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto.pdf: 3531862 bytes, checksum: b12d891095310adf61b390dc3ab8eebc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Dayse Nascimento Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template do programa que foi disponibilizado à coordenação, revise os campos: 1- Ficha Catalográfica, fora do padrão, faça nova emissão, seguindo o passo a passo do tutorial de emissão de ficha catalográfica em “Documentos úteis” 2- Folhas de Aprovação, apresentam alguns espaçamentos a menos e outros a mais, verificar; 3- Resumo, deve ter um espaço entre texto e palavras-chave, o mesmo para Abstract; 4- palavras-chave, iniciais minúsculas, com exceção de nomes próprios, finalize com ponto, o mesmo para Keywords; 5- folha 37, falta um ponto finalizando o paragrafo; 6- referências: - referências são todas alinhadas à esquerda; - corrigir edições: ed.6 , fica: 6.ed. 2ª ed. fica: 2.ed. 8ª ed. fica: 8.ed. 7ª ed. fica: 7.ed. 3ª ed. fica: 3.ed. - retirar Ed. da frente do nome da editora, segue: São Paulo: Ed. Aleph, 2015. 320 p. - subtitulo NÃO se destaca, corrigir, segue abaixo: MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba…. SANTOS, Icléia; GREGORY, Elaine Cristina; MEDEIROS, Luciano Frontino de. Formação de professores de arte: a robótica aplicada ao ensino da composição das cores. Educação e tecnologias: professores e suas práticas. São Paulo: artesanato... SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: Desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Freitas Bastos: Rio de janeiro, 2022. (aqui verificar o subtitulo e a imprenta, onde a editora esta invertida com o local) STREHL, Letícia. Teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner: breve resenha e reflexões críticas. … - colocar espaço entre a referência a seguir e a anterior a ela, segue: TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC.159f. 2021 Dissertação (Mestrado Ciência da Computação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160. Acesso em: 07 set. 2023. - revise uma a uma, suas referências pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Obs.: verifique suas referências do Apêndice A, aparecem alguns erros nelas também, outra coisa, centralize a palavra Referências. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-22T08:59:43Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dayse Nascimento (daysemmary@gmail.com) on 2024-08-28T17:13:25Z No. of bitstreams: 0 | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Correções já enviadas, fazer um deposito por vez. on 2024-08-29T09:00:35Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dayse Nascimento (daysemmary@gmail.com) on 2024-08-29T09:56:50Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto (3).pdf: 3546796 bytes, checksum: bcdc8888bc73e90f8cf3faedf1acbf20 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Dayse Nascimento Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template do programa que foi disponibilizado à coordenação, revise os campos: 1- referências: Faça só mais essas correções, para que fiquem bem apresentaveis. - aqui verificar a imprenta, onde a editora esta invertida com o local, segue forma correta, copie e cole: SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022. - colocar espaço entre as referências a seguir: TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC.159f. 2021 Dissertação (Mestrado Ciência da Computação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160. Acesso em: 07 set. 2023. TAVARES, Kamilla Assis et al. Currículo integrado e história institucional: a formação técnica integrada ao ensino médio em um Instituto Federal. 2020. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Goiano, Morrinos. 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1458. Acesso em: 05 jan. 2023. - retirar o destaque do subtítulo no Apêndice A: ZANATTA, Ronnie Petter Pereira. A robótica educacional como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem: uma experiência com a segunda lei de Newton na série final do ensino fundamental. 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em... Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-29T10:14:46Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dayse Nascimento (daysemmary@gmail.com) on 2024-08-29T10:36:14Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto.pdf: 3501497 bytes, checksum: 359af5c036c91db81aaf928ac44ce651 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Dayse Nascimento Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template do programa que foi disponibilizado à coordenação, revise os campos: 1- Ficha catalográfica, está desconfigura, faça nova emissão. Revise o trabalho todo, antes de fazer um novo depósito. É de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-29T14:16:37Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dayse Nascimento (daysemmary@gmail.com) on 2024-08-29T20:15:34Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto.pdf: 3423197 bytes, checksum: 4068e4ef7b7b687bff7d334212fda033 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-08-30T08:34:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto.pdf: 3423197 bytes, checksum: 4068e4ef7b7b687bff7d334212fda033 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-30T08:34:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto.pdf: 3423197 bytes, checksum: 4068e4ef7b7b687bff7d334212fda033 (MD5) Previous issue date: 2024-08-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Profissional Tecnologica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Technological Professional Education; | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | educational robotics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A percepção dos docentes do instituto federal de educação, ciências e tecnologia do amapá, quanto à robótica como estratégia de transversalidade na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.title.alternative | The perception of teachers at the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of Amapá, regarding robotics as a transversal strategy in professional and technological education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto.pdf | NASCIMENTO (2024) - A percepção dos docentes do Instituto | 3,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons