Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1007
Tipo: Dissertação
Título: Competências socioemocionais na educação profissional: requisito para a formação integral dos estudantes do IFAP
Autor(es): FERREIRA, Ricardo Batista
Primeiro Orientador: DIAS, Claudio Alberto Gellis de Mattos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BASTOS, Argemiro Midonês
Resumo: Esse estudo está pautado nas recentes Políticas Educacionais Brasileiras, que passaram a exigir a inclusão de competências socioemocionais na Educação profissional e Tecnológica (EPT). A partir dessas prerrogativas, surge a necessidade de reestruturação dos currículos e da reorganização dos espaços pedagógicos, que precisam abranger em suas ações as competências cognitivas e socioemocionais de maneira significativa. A modificação dos currículos com a inclusão de competências socioemocionais precisa proporcionar aos alunos uma formação humana integral (omnilateral). Na EPT, o saber técnico-profissional precisa ser para além de uma formação de conteúdo, preparando os discentes para enfrentarem situações reais da futura profissão. A vida adulta, e a vida no trabalho, exigem comportamentos e conhecimentos que os alunos e professores utilizarão em suas práticas sociais e profissionais, dentro e fora do ambiente escolar. Diante das mudanças, esta pesquisa teve como objetivo geral, analisar os sentidos e os significados das percepções de docentes e discentes do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá e Santana, sobre as competências socioemocionais necessárias para a formação qualitativa na Educação Profissional. Para fundamentar a discussão dos aspectos políticos, foram utilizadas as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica - Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021, na da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC, 2017) e Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC -EM, 2018). Assim, o estudo das competências socioemocionais foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT e foi construído a partir de uma abordagem mista, com uso de pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e exploratória, a partir dos procedimentos de revisão de literatura. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos os questionários, construído a partir da Escala de Competências Socioemocionais (CSE). Em síntese, verificou-se que as competências socioemocionais existem com bastante frequência e são utilizadas para intervir de forma assertiva em situações da vida socioprofissional, prevalecendo um resultado positivo. Apesar da frequência de domínio, algumas variáveis sinalizam a necessidade de um melhor desenvolvimento. Foi sinalizando tanto pelos professores como docentes, a importância de incluir esses conhecimentos em suas formações. Embora essas competências tenham relevância no contexto social, educacional, profissional e no mundo do trabalho, elas também desempenham um papel fundamental diante da complexidade do mundo contemporâneo, potencializando a saúde mental e emocional de estudantes e professores, e, possibilita melhorias significativamente no desempenho acadêmico e as relações interpessoais. Portanto, foi construído como resultado da pesquisa o Produto Educacional (PE) em formato de guia didático, com conceitos teórico-metodológico, para auxiliar os docentes, contribuindo com a divulgação dos conceitos e possibilidades práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais. O guia foi avaliado por 13 docentes da EPT e atende seu objetivo, com índice de concordância de 92,3% e 100%, nos itens referentes as três categorias de análise: conceitual, pedagógica e comunicacional.
Abstract: This study is based on recent Brazilian Educational Policies, which began to require the inclusion of socio-emotional skills in Professional and Technological Education (EPT). From these prerogatives, the need arises to restructure curricula and reorganize pedagogical spaces, which need to encompass cognitive and socio-emotional skills in a significant way. Modifying curricula with the inclusion of socio-emotional skills needs to provide students with integral (omnilateral) human training. In EPT, technical-professional knowledge needs to go beyond content training, preparing students to face real situations in their future profession. Adult life, and life at work, require behaviors and knowledge that students and teachers will use in their social and professional practices, inside and outside the school environment. In view of the changes, this research had the general objective of analyzing the meanings and meanings of the perceptions of teachers and students at the Federal Institute of Amapá (IFAP), Macapá and Santana campuses, about the socio-emotional skills necessary for qualitative training in Professional Education. To support the discussion of political aspects, the General National Curricular Guidelines for Professional and Technological Education were used - CNE/CP Resolution No. 1, of January 5, 2021, in the National Common Curricular Base for Basic Education (BNCC, 2017) and National Common Curricular Base for Secondary Education (BNCC -EM, 2018). Thus, the study of socio-emotional skills was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT), in the line of research Organization and Memories of Pedagogical Spaces in EPT and was constructed from a mixed approach, using qualitative research and quantitative, of an applied and exploratory nature, based on literature review procedures. As a data collection instrument, we used questionnaires, constructed from the Socio-Emotional Competence Scale (CSE). In summary, it was found that socio-emotional skills exist quite frequently and are used to intervene assertively in socio-professional life situations, with a positive result prevailing. Despite the frequency of dominance, some variables signal the need for better development. Both teachers and professors signaled the importance of including this knowledge in their training. Although these skills are relevant in the social, educational, professional context and in the world of work, they also play a fundamental role in the complexity of the contemporary world, enhancing the mental and emotional health of students and teachers, and enabling significant improvements in academic performance and interpersonal relationships. Therefore, as a result of the research, the Educational Product (EP) was constructed in the format of a teaching guide, with theoretical-methodological concepts to assist teachers, contributing to the dissemination of ideas and practical possibilities for developing socio-emotional skills. 13 EPT teachers evaluated the guide and meets its objective, with an agreement rate of 92.3% and 100%, in the items referring to the three categories of analysis: conceptual, pedagogical and communicational.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica
Memória
IFAP
Competência socioemocional
Currículo
Professional and technological education
Curriculum
Socio-emotional competence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: FERREIRA, Ricardo Batista.Competências socioemocionais na educação profissional: requisito para a formação integral dos estudantes do IFAP. 2023. 75f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Santana -AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1007
Data do documento: 26-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA (2023) – Competências socioemocionais da educação.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons