Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1003
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias para adoção das redes experimentais no ensino de redes de computadores: dispositivos para orientação docente
Autor(es): SANTOS, Jane Barbosa
Primeiro Orientador: SAMPAIO, Leobino Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SAMPAIO, Maria Carolina de Souza
Resumo: Na tentativa de promover uma aprendizagem ativa, dinâmica e centrada no aluno, diversas instituições tem investido no uso de simuladores, jogos, laboratórios virtuais, e mais recentemente ambientes de redes experimentais (testbeds) como uma alternativa tecnológica para a realização de laboratórios práticos. Os testbeds já são utilizados como plataformas para apoio ao desenvolvimento de pesquisas na área de redes há um tempo, e é comum que com o passar do tempo as tecnologias empregadas na sua construção se consolidem e se tornem populares para a comunidade, possibilitando a expansão do seu uso para outras áreas, além da pesquisa técnica, e é justamente nesse cenário, que observa-se uma oportunidade para o uso desses ambientes na educação. Porém, mesmo com as vantagens de proporcionar uma formação diferenciada aos alunos, já que os testes no testbeds são realizados com equipamentos reais, seu uso no ensino ainda é baixo, uma vez que, não há um sistema que oriente o professor no uso desses ambientes para potencializar o processo de ensino e aprendizagem pelos alunos, tampouco há técnicas de avaliação que considerem suas especificidades. Neste sentido, apresentamos nesta dissertação dois produtos: o dispositivo de avaliação RUBIK, criado para permitir a avaliação de cursos que utilizam testbeds sob diferentes perspectivas e um Guia de Recomendações com recomendações básicas para orientar os professores na inserção dos testbeds em sala de aula. O objetivo do RUBIK é avaliar a efetividade dos testbeds no ensino de redes de computadores, bem como se tornar uma ferramenta genérica para avaliação de cursos que utilizam esses ambientes como infraestrutura tecnológica para realização de laboratórios práticos. O guia tem como objetivo contribuir para o processo de adoção dos testbeds em sala de aula, ampliando assim as oportunidades de aprendizagem dos alunos, a partir da aplicação de conceitos teóricos em situações práticas. Assim, os recursos apresentados nesta dissertação (RUBIK e Guia de Recomendações) contribuem para apoiar o professor através da sinalização de critérios importantes a serem considerados desde a fase de elaboração até a efetiva avaliação de cursos que utilizam testbeds como infraestrutura tecnológica para realização de laboratórios práticos.
Abstract: In an attempt to promote active, dynamic and student-centered learning, several institutions have invested in the use of simulators, games, virtual laboratories, and more recently experimental network environments (testbeds) as a technological alternative for carrying out practical laboratories. Testbeds have been used as platforms to support the development of research in the area of ​​networks for some time, and it is common that over time the technologies used in their construction consolidate and become popular with the community, enabling the expansion of the its use in other areas, in addition to research techniques, and it is precisely in this scenario that there is an opportunity to use these environments in education. However, even with the advantages of providing differentiated training to students, since tests on testbeds are carried out with real equipment, their use in teaching is still low, since there is no system that guides teachers in the use of these environments. to enhance the teaching and learning process for students, there are no assessment techniques that consider their specificities. In this sense, in this dissertation we present two products: the RUBIK evaluation device, created to allow the evaluation of courses that use test banks from different perspectives and a Recommendation Guide with basic recommendations to guide teachers in the insertion of test banks in the classroom. of class. The objective of RUBIK is to evaluate the effectiveness of testbeds in teaching computer networks, as well as to become a generic tool for evaluating courses that use these environments as technological infrastructure for carrying out practical laboratories. The guide aims to contribute to the process of adopting testbeds in the classroom, thus expanding students' learning opportunities, based on the application of theoretical concepts in practical situations. Thus, the resources presented in this dissertation (RUBIK and Recommendations Guide) suggested to support the teacher by signaling important criteria to be considered from the elaboration phase to the effective evaluation of courses that use test banks as technological infrastructure to carry out practical laboratories.
Palavras-chave: informática
educação
redes de computação
computing
education
computing networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação
Citação: SANTOS, Jane Barbosa. Estratégias para adoção das redes experimentais no ensino de redes de computadores: dispositivos para orientação docente. 2022. 172f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1003
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações - IES Externas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS (2022) - Estratégias para adoção.pdf5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.