Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho investiga o uso da plataforma Roblox como ferramenta de ensino para redes de computadores e segurança da informação, explorando a gamificação como estratégia pedagógica. O estudo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo, denominado Firewall, que simula conceitos de filtragem de tráfego e defesa de sistemas. A metodologia adotada inclui pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, além da aplicação de princípios do desenvolvimento ágil. Os resultados indicam que a gamificação favorece o engajamento dos alunos, melhora a assimilação de conceitos técnicos e estimula habilidades como criatividade e pensamento crítico. A implementação do jogo permitiu uma abordagem prática para o ensino de segurança digital, demonstrando que o uso de ambientes interativos pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Conclui-se que a plataforma Roblox possui grande potencial como recurso educacional, incentivando metodologias ativas e promovendo uma experiência significativa no ensino de tecnologia e segurança da informação
Descrição
Citação
COSTA, Gabriel Lamarão. Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores. 13f. 2025. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.