O movimento maker no ensino de química: estimulando o protagonismo estudantil com o vulcão químico
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Resumo
As constantes transformações da sociedade contemporânea, impulsionadas pelo rápido avanço
tecnológico e pela ampla difusão do conhecimento, têm apresentado grandes desafios à
educação, especialmente no que se refere às práticas de ensino e ao estímulo ao protagonismo
estudantil no processo de aprendizagem. Para enfrentar esses desafios, é essencial que os
docentes adotem metodologias capazes de engajar os estudantes do século XXI, promovendo
uma aprendizagem ativa e significativa. Nesse contexto, o movimento maker emerge como
uma metodologia ativa e inovadora, originada nos Estados Unidos na década de 1990, que se
consolidou como uma valiosa ferramenta pedagógica. Ao incentivar o fazer e a
experimentação, o movimento maker coloca o estudante no centro do processo educativo,
transformando-o em protagonista do seu próprio conhecimento. Por isso, este projeto de
pesquisa tem como tema: O movimento maker no ensino de química: estimulando o
protagonismo estudantil com o vulcão químico. Com objetivo de analisar como a
incorporação do movimento maker como metodologia ativa pode promover o protagonismo
estudantil e potencializar o processo de ensino-aprendizagem em química, por meio da
construção e experimentação de um vulcão químico. Em virtude disso, delineamos um
caminho de abordagem metodológica de pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada,
descritiva com os métodos de pesquisa participante e estudo de caso. O lócus escolhido foram
três turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Macapá/AP. A
coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário e da observação participante.
Os resultados obtidos evidenciaram que a prática maker desempenhou um papel essencial na
construção do conhecimento pelos estudantes, proporcionando uma assimilação significativa
do conteúdo científico trabalhado, conforme indicado pelo alto índice da análise (98,3%).
Esses resultados reforçam a efetividade dessa abordagem no aprimoramento dos processos
cognitivos e na internalização do conhecimento. Além disso, essa abordagem despertou o
interesse dos alunos por novas experiências formativas fundamentadas em metodologias
ativas, reafirmando sua eficácia como estratégia pedagógica inovadora.
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Citação
GLÓRIA, Silvane de Menezes Conceição. O movimento maker no ensino de química: estimulando o protaginismo estudantil com vulcão químico. 66 f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, AP, 2025.
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