Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1218
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização do laboratório virtual como possibilidade metodológica para o ensino da química na educação de jovens e adultos
Autor(es): LOPES, Ingrid Santana
Primeiro Orientador: CUNHA, Suany Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de
Resumo: O presente trabalho aborda o uso de laboratórios virtuais no ensino de química, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo geral analisar a utilização dos laboratórios virtuais como uma possibilidade metodológica no ensino de química para a EJA e como objetivos específicos investigar as potencialidades dos laboratórios virtuais no ensino de Química para atender às demandas da EJA; apresentar exemplos de plataformas e ferramentas de laboratórios virtuais aplicáveis ao ensino de Química; identificar as funcionalidades e acessibilidade dos laboratórios virtuais para a EJA. A pesquisa visa destacar como essas ferramentas podem tornar o ensino mais dinâmico, acessível e alinhado às realidades dos estudantes da EJA, superando limitações de infraestrutura e ampliando o acesso ao aprendizado experimental. A metodologia escolhida foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando como banco de dados os periódicos Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico, sob o recorte temporal de 2011 – 2024 a partir dos quais foram levantados artigos, dissertações e teses. Os resultados demonstram que os laboratórios virtuais são uns importantes aliados incorporado a metodologia de ensino para educação de jovens adultos. Percebe-se que a uma lacuna na utilização dessas tecnologias na EJA.
Abstract: This work addresses the use of virtual laboratories in chemistry teaching, with a focus on Youth and Adult Education (EJA). Its general objective is to analyze the use of virtual laboratories as a methodological possibility in teaching chemistry for EJA and as specific objectives to investigate the potential of virtual laboratories in teaching Chemistry to meet the demands of EJA; present examples of virtual laboratory platforms and tools applicable to Chemistry teaching; identify the functionalities and accessibility of virtual laboratories for EJA. The research aims to highlight how these tools can make teaching more dynamic, accessible and aligned with the realities of EJA students, overcoming infrastructure limitations and expanding access to experimental learning. The chosen methodology was bibliographical research with a qualitative approach, using the periodicals Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçãos (BDTD) and Google Scholar as a database, under the time frame of 2011 – 2024 from which articles, dissertations and theses were collected. The results demonstrate that virtual laboratories are an important ally incorporated into the teaching methodology for young adult education. It is clear that there is a gap in the use of these technologies in EJA.
Palavras-chave: Laboratorio virtual
Ensino de Química
Educação de jovem e adulto
Virtual laboratory
Teaching Chemistry
Youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM:
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: LOPES, Ingrid Santana. A utilização do laboratório virtual como possibilidade metodológico para o ensino de química na educação de jovens e adultos.2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1218
Data do documento: 20-Mar-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lopes (2025) - A ultilização do.pdf714,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons